Dia 28 de abril os alunos do 9º ano forma ao Pólo assistir a uma palestra sobre o 25 de Abril. Esta teve a participação de 3 pessoas que viveram o antes e o depois 25 de abril de 74. José Pedro Soares, um ex preso político, Simões Teles, um comandante de abril e por fim o Almirante Martins Guerreiro.
Esta atividade realizou-se na hora de Português, e por isso foi a professora Teresa Miranda que nos acompanhou e que adorou a atividade assim como todos nós. Penso que poderei falar em nome de todos os alunos do 9ºD…
Gostámos todos desta atividade pois somos muito apaixonados por História e não só, gostámos também pois os palestrantes souberam expressar muito bem não só as experiências que viveram, mas, acima de tudo, a emoção que sentiram em diferentes momentos da revolução. Uma das coisas que mais nos emocionou foi o facto de sabermos a história do ex político que sofreu muito ao tentar sobreviver e ao tentar salvar os seus amigos que faziam o mesmo que ele, que era lutar pela liberdade de expressão e pela liberdade de muitos jovens. Muitos eram perseguidos porque tinham ideias políticas divergentes da do governo e por isso eram perseguidos ou até mortos. Como forma de protesto estes jovens, onde integrava José Pedro Soares, grafitavam e colavam cartazes nas paredes de prédios por forma a chamar a atenção dos jornais estrangeiros. Era fundamental que todo o mundo soubesse o que se passava Portugal e que os jovens se estavam a revoltar. José Pedro Soares emocionado, chorou ao recordar tudo o que passou e nós, que estávamos a assistira, e como forma de respeito, levantámo-nos todos e batemos palmas.
No fim foi ainda possível falarmos mais um pouco com os senhores e oferecemos 3 cravos a cada um.
Foi muito emocionante. Uma aula de História completamente diferente, mas muito rica em conteúdo e emoção!
Martim Cardona (aluno do 9ºD)








Durante a Semana da Cultura Científica, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana apresentou uma exposição dedicada aos trabalhos de Físico-Química do 3.º ciclo, que refletem o empenho e a criatividade dos alunos nos diversos temas explorados.
A partir do contacto da Câmara do Comércio Italiano em Portugal com o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, foi feita uma proposta de visita e acolhimento de um grupo de dez docentes e três colaboradores administrativos provenientes da Catânia, Itália, no dia 27 de novembro. Aceite o convite, a nossa escolha acolheu-os ontem para lhes dar a conhecer as nossas práticas e projetos.
Decorreu no passado dia 26 de novembro o tradicional dia da Festa da Esgrima do Agrupamento, evento que contou com mais de 300 participantes dos 8 aos 12 anos.
Os alunos do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura participaram ativamente na Semana da Cultura Científica, que decorreu entre os dias 24 e 28 de novembro.
Cascais assinalou no dia 22 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma celebração marcada pelo entusiasmo da comunidade educativa e pela valorização das tradições marítimas locais.
No Dia Mundial da Filosofia, as turmas do 10º e 11º Ano foram desafiadas a construir máscaras inspiradas em rostos de filósofos, acompanhadas de frases ou ideias que representam o contributo de cada autor para a história do pensamento.
No âmbito do projeto Erasmus+ 2025-1-PT-01-KA121-SCH-000330837, quatro alunas da área de Artes , duas do 12º G e uma do 10º H, visitam Pádua, Itália, numa mobilidade individual de curta duração.
O Erasmus+ abre portas para mobilidades de pessoal docente e não docente, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus participantes.

No dia 31 de outubro, os alunos da Escola Básica Raul Lino, usufruíram de uma sessão de hora do conto, na Biblioteca Escolar, onde tiveram oportunidade de explorar o livro "Espreita pela janela".

Na Escola Básica Raul Lino comemorou-se o tradicional Magusto com muita alegria e grande entusiasmo saboreando as castanhas quentinhas!
