Requalificação da Escola Ibn Mucana 
Alteração de acessos

A partir de 14 de outubro de 2025, devido às obras na Escola Básica e Secundária Ibn Mucana, o acesso principal será pela nova portaria da rua Cidade de Luanda-Angola, com trânsito restrito a residentes e serviços específicos. Mantém-se o acesso pedonal e a faixa de largada na rua do Pombal.
Entre as 7:50h e as 8:10h, o portão de serviço junto aos campos desportivos estará aberto para entrada de alunos, com acesso pela rua dos Lírios.
Agradecemos a compreensão pelos eventuais transtornos.

CLICAR NA IMAGEM

                                    

 

Olhares por um Futuro Sustentável


CLICA EM CADA  IMAGEM

Ciência Viva
Semana Cultura Científica 25/2

 BE  
Campanha de Doação de Livros

BE
Jornal das Vozes da Ibn 

 

 

CAMPANHA #ibnsemtlm

Cartaz criado por alunos do 8.ºA

No passado dia 4 de abril, as turmas do 10ºG e do 11º2, da Escola Básica e Secundária de Alcabideche, foram selecionadas para “representar todos os alunos do país” numa visita ao Palácio de Belém.

O projeto “Artistas no Palácio", dinamizado pelo Presidente da República, tem como objetivo a divulgação dos projetos dos mais emblemáticos artistas portugueses. Nesta última sessão, tivemos a oportunidade de conhecer a artista Joana Vasconcelos, reconhecida mundialmente pelas suas enormes esculturas feitas com materiais do quotidiano português. 
Gostámos muito de participar e de estar com a artista,  ouvir um pouco sobre as suas obras, sobre os bastidores da criação e a montagem dos seus projetos.   Estar com a artista  fez-nos perceber a importância da criatividade para a concretização de obras originais. Ensinou-nos que basta termos um “motivo”, um “porquê” e/ ou uma “história” para uma criação ser “considerada arte”,  na medida em que pode significar algo.
Alunos do 11º2

Foi uma experiência inesquecível para qualquer jovem aspirante a artista, uma vez que tivemos a oportunidade de partilhar um momento de diálogo com Joana Vasconcelos, artista portuguesa reconhecida a nível mundial, que nos deu a conhecer um pouco da sua vasta e prestigiada obra. Seguiu-se, então, um momento de conversa no qual colocámos as nossas questões à artista, às quais esta respondeu com todo o prazer.
A meu ver, programas e projetos deste caráter são deveras estimuladores da "veia artística" dos jovens e bastante benéficos a nível social, uma vez que são reveladores do quanto a arte realmente importa e pode mudar o mundo. Sendo uma aluna do curso de Arte Visuais, penso que falo pela grande maioria dos alunos que seguiram este ramo no Ensino Secundário, quando digo que é bastante desmotivador quando ouvimos dizer que "vamos para o desemprego" se continuarmos a estudar artes em Portugal. A arte é, de facto, subestimada e desvalorizada mas, graças à existência deste tipo de programas, conseguimos sentir que os rótulos de "subestimada" e "desvalorizada" estão, a pouco e pouco, a ser desconstruídos. Esta, foi uma experiência bastante enriquecedora e um enorme incentivo para mim e para os meus colegas . Para além disto, saliento o orgulho que senti por ter presenteado Joana Vasconcelos com um quadro de minha autoria.
Esta foi uma experiência única e inacreditável que motivou, e continuará a motivar, os jovens a acreditarem no seu potencial artístico, por mais que não seja dada a devida importância ou reconhecimento à arte no nosso país.
Eva Guedes, 10ºG

Destaques do Magazibn

  • Durante a Semana da Cultura Científica, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana apresentou uma exposição dedicada aos trabalhos de Físico-Química do 3.º ciclo, que refletem o empenho e a criatividade dos alunos nos diversos temas explorados.

    Continuar...
  • A partir do contacto da Câmara do Comércio Italiano em Portugal com o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, foi feita uma proposta de visita e acolhimento de um grupo de dez docentes e três colaboradores administrativos provenientes da Catânia, Itália, no dia 27 de novembro. Aceite o convite, a nossa escolha acolheu-os ontem para lhes dar a conhecer as nossas práticas e projetos.

    Continuar...
  • Decorreu no passado dia 26 de novembro o tradicional dia da Festa da Esgrima do Agrupamento, evento que contou com mais de 300 participantes dos 8 aos 12 anos.

    Continuar...
  • Os alunos do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura participaram ativamente na Semana da Cultura Científica, que decorreu entre os dias 24 e 28 de novembro.  

    Continuar...
  • Cascais assinalou no dia 22 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma celebração marcada pelo entusiasmo da comunidade educativa e pela valorização das tradições marítimas locais.

    Continuar...
  • No Dia Mundial da Filosofia, as turmas do 10º e 11º Ano foram desafiadas a construir máscaras inspiradas em rostos de filósofos, acompanhadas de frases ou ideias que representam o contributo de cada autor para a história do pensamento.

    Continuar...
  • No âmbito do projeto Erasmus+  2025-1-PT-01-KA121-SCH-000330837, quatro alunas da área de Artes , duas do 12º G e uma do 10º H, visitam Pádua, Itália, numa mobilidade individual de curta duração.

    Continuar...
  • O Erasmus+ abre portas para mobilidades de pessoal docente e não docente, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus participantes.

    Continuar...
  • No dia 17 de Novembro, a nossa turma do primeiro ano do Curso Profissional de Apoio à Gestão Desportiva deslocou-se até à Escola Pereira Coutinho onde deu apoio ao Projeto Ginasticar, Projeto da Câmara Municipal de Cascais dirigido aos alunos do 1º ciclo do Concelho. Continuar...
  • Regista-se, com especial apreço, o envolvimento exemplar dos alunos voluntários que participaram na recolha de bens essenciais, realizadas no âmbito do projeto L.A.R., para o CASA – Centro de Apoio ao Sem-Abrigo (8 e 9 de novembro).

    Continuar...
  • No dia 31 de outubro, os alunos da Escola Básica Raul Lino, usufruíram de uma sessão de hora do conto, na Biblioteca Escolar, onde tiveram oportunidade de explorar o livro "Espreita pela janela". Continuar...
  • No passado dia 12 de novembro realizou-se o Corta-Mato do Agrupamento Ibn Mucana, evento que contou com 235 alunos inscritos, do 3º ao 12º ano, com representantes das 6 Escolas do Agrupamento.
    Continuar...
  • Na Escola Básica Raul Lino comemorou-se o tradicional Magusto com muita alegria e grande entusiasmo saboreando as castanhas quentinhas!

    Continuar...
  • Dias 4 e 6 de novembro de 2025 o 5º ano da Ibn Mucana foi em Visita de Estudo às Grutas de Santo António, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, com o objetivo de, posteriormente, discutir, entre outros aspetos, a importância dos minerais, das rochas e do solo nas atividades humanas.

    Continuar...