No passado dia 4 de abril, as turmas do 10ºG e do 11º2, da Escola Básica e Secundária de Alcabideche, foram selecionadas para “representar todos os alunos do país” numa visita ao Palácio de Belém.

O projeto “Artistas no Palácio", dinamizado pelo Presidente da República, tem como objetivo a divulgação dos projetos dos mais emblemáticos artistas portugueses. Nesta última sessão, tivemos a oportunidade de conhecer a artista Joana Vasconcelos, reconhecida mundialmente pelas suas enormes esculturas feitas com materiais do quotidiano português. 
Gostámos muito de participar e de estar com a artista,  ouvir um pouco sobre as suas obras, sobre os bastidores da criação e a montagem dos seus projetos.   Estar com a artista  fez-nos perceber a importância da criatividade para a concretização de obras originais. Ensinou-nos que basta termos um “motivo”, um “porquê” e/ ou uma “história” para uma criação ser “considerada arte”,  na medida em que pode significar algo.
Alunos do 11º2

Foi uma experiência inesquecível para qualquer jovem aspirante a artista, uma vez que tivemos a oportunidade de partilhar um momento de diálogo com Joana Vasconcelos, artista portuguesa reconhecida a nível mundial, que nos deu a conhecer um pouco da sua vasta e prestigiada obra. Seguiu-se, então, um momento de conversa no qual colocámos as nossas questões à artista, às quais esta respondeu com todo o prazer.
A meu ver, programas e projetos deste caráter são deveras estimuladores da "veia artística" dos jovens e bastante benéficos a nível social, uma vez que são reveladores do quanto a arte realmente importa e pode mudar o mundo. Sendo uma aluna do curso de Arte Visuais, penso que falo pela grande maioria dos alunos que seguiram este ramo no Ensino Secundário, quando digo que é bastante desmotivador quando ouvimos dizer que "vamos para o desemprego" se continuarmos a estudar artes em Portugal. A arte é, de facto, subestimada e desvalorizada mas, graças à existência deste tipo de programas, conseguimos sentir que os rótulos de "subestimada" e "desvalorizada" estão, a pouco e pouco, a ser desconstruídos. Esta, foi uma experiência bastante enriquecedora e um enorme incentivo para mim e para os meus colegas . Para além disto, saliento o orgulho que senti por ter presenteado Joana Vasconcelos com um quadro de minha autoria.
Esta foi uma experiência única e inacreditável que motivou, e continuará a motivar, os jovens a acreditarem no seu potencial artístico, por mais que não seja dada a devida importância ou reconhecimento à arte no nosso país.
Eva Guedes, 10ºG

Destaques do Magazibn

  • É com grande entusiasmo que anunciamos que a nossa equipa de Voleibol Feminino, escalão de Infantis, no âmbito do Desporto Escolar, conquistou o 2º lugar na fase final, da CLDE Amadora, Cascais e Oeiras, no passado dia 30 de abril de 2025.

    Continuar...
  • Nos dias 1 e 2 de abril, tivemos a visita dos alunos do Agrupamento de Escolas de Ourique no âmbito do projeto MUDA TT (Muda o Teu Território). O grupo foi acompanhado por alguns alunos da turma D, do 12º ano. O objetivo do projeto é promover a partilha da vivência de duas realidades diferentes: o interior, rural/o litoral, urbano. Desta vez, Ourique esteve em Cascais.

    Continuar...
  • A Escola Básica Raul Lino comemorou a Semana do Patrono/ Festa do Patrono (abril de 2025) com atividades diversificadas, diferenciadas, significativas e muito divertidas! 
    A PAZ é o caminho! O presente perfeito é o AMOR! CLICAR AQUI 

  • Na Escola Básica Fernando José dos Santos, no âmbito da celebração da Festa do Patrono dinamizaram-se várias atividades!
    Os encarregados de educação da sala rosa vieram ensinar a fazer surf e a contar uma história.

    Continuar...
  • No dia 10 de abril, durante a Festa do Patrono, na Escola Básica Fausto Cardoso Figueiredo, decorreu o concurso de declamação de poesia, com todos os alunos da escola, com poesias de Luís Vaz de Camões como celebração dos 500 anos do seu nascimento.

    Continuar...
  • O Clube Europeu, em parceria com a secção Erasmus+ , integrou-se no programa da Festa do Patrono do agrupamento, promovendo no dia 14 de abril, na Helena Cidade Moura a atividade" Viver a Europa". Tratou-se de um debate convívio com a presença de diversas turmas do ensino secundário.

    Continuar...
  • No dia 7 de abril realizou-se um Concurso de Leitura, no ginásio da Escola Fernando Teixeira Lopes, com a participação de todos os alunos da escola.
    Este concurso realiza-se todos os anos, durante a Festa do Patrono do Agrupamento, Ibn Mucana. Continuar...
  • No dia 20 de março de 2025 a Escola Fernando Teixeira Lopes recebeu a autora Ana Sousa Martins que apresentou o seu primeiro livro "O Diário da Pulga" e encantou-nos com uma história maravilhosa em forma de diário e uma sessão de autógrafos.

    Continuar...
  • A Feira do Desporto animou a manhã do terceiro dia da Semana do Patrono do Agrupamento Ibn Mucana, 11 de abril, com atividades para todos os alunos do 5º ao 12º ano.

    Continuar...
  • No dia 9 de abril de 2025, no âmbito da Festa do Patrono, celebrou-se o Dia da Poesia, na Escola Básica Raul Lino, com uma atividade dinamizada na biblioteca escolar entre os alunos mais velhos (os padrinhos) e os alunos mais novos (os afilhados).  Continuar...
  • A turma do 8.⁰ D dinamizou a atividade do laboratório aberto, no dia 11 de abril de 2025, na área da Física, inserida na Semana do Patrono do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana.

    Continuar...
  • A convite do Vereador Frederico Nunes, as turmas do 12.ºD e E, da Escola Básica e Secundária Helena Cidade de Moura, participaram no Dia da Democracia, que teve lugar no Centro de Congressos do Estoril, no dia 01 de abril, no âmbito da disciplina de Ciência Política. 

    Continuar...
  • No dia 10 de abril seis alunas do 8.ºF dinamizaram as atividades do Projeto Ciência de Palmo e Meio para a turma do 2.º E da Escola Básica Fernando Teixeira Lopes.

    Continuar...

  • (CLICAR NA IMAGEM PARA VER O PROGRAMA)