No dia 4 de abril de 2022, a turma do 12ºB foi à Universidade Lusófona em uma visita de estudo no âmbito da disciplina de Biologia.
A visita estava dividida em duas partes pelo que, inicialmente, a turma foi separada em dois grupos. Uma das atividades estava relacionada com clonagem, enquanto a outra era sobre o uso do ADN em buscas forenses, e cada grupo realizou uma das atividades enquanto o outro participava na outra.
Quanto à atividade da clonagem, analisámos a multiplicação da bactéria Escherichia coli. Por ser um organismo que se multiplica de forma assexuada, a descendência destas bactérias é geneticamente idêntica à “bactéria mãe”, logo designam-se por “clones”. Após uma breve introdução teórica, seguiu-se a parte prática, na qual averiguámos os efeitos que meios com/sem plasmídeo e com/sem antibiótico têm no crescimento destas bactérias. No final, concluímos que o plasmídeo acelera o crescimento bacteriano, que o antibiótico o impede e que, caso tanto um como outro estejam presentes no meio, as bactérias desenvolvem-se normalmente.
Já na atividade sobre como identificar criminosos com base no ADN, começámos por, em conjunto, imaginar um crime. Depois de ter o cenário estruturado, passámos para a prática, em que, utilizando uma micropipeta, retirámos 10μL de uma solução com ADN e passámo-los para um gel. Após algumas horas, seria possível ver várias riscas cuja organização varia de indivíduo para indivíduo e, desta forma, é possível identificar o culpado comparando o padrão obtido com o ADN da cena do crime e o do ADN dos vários suspeitos.
Todos na turma concordamos que foi um dia bastante enriquecedor em termos de conhecimento. Os organizadores foram profissionais e organizados, e nós revimos vários conceitos e aprendemos outros, além de ter sido muito interessante trabalhar nos laboratórios da faculdade. É, com certeza, um dia que irá ficar na nossa memória.
Rodrigo Martins, aluno do 12ºB
CLICAR AQUI para vizualizar algumas imagens da visita.







Durante a Semana da Cultura Científica, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana apresentou uma exposição dedicada aos trabalhos de Físico-Química do 3.º ciclo, que refletem o empenho e a criatividade dos alunos nos diversos temas explorados.
A partir do contacto da Câmara do Comércio Italiano em Portugal com o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, foi feita uma proposta de visita e acolhimento de um grupo de dez docentes e três colaboradores administrativos provenientes da Catânia, Itália, no dia 27 de novembro. Aceite o convite, a nossa escolha acolheu-os ontem para lhes dar a conhecer as nossas práticas e projetos.
Decorreu no passado dia 26 de novembro o tradicional dia da Festa da Esgrima do Agrupamento, evento que contou com mais de 300 participantes dos 8 aos 12 anos.
Os alunos do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura participaram ativamente na Semana da Cultura Científica, que decorreu entre os dias 24 e 28 de novembro.
Cascais assinalou no dia 22 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma celebração marcada pelo entusiasmo da comunidade educativa e pela valorização das tradições marítimas locais.
No Dia Mundial da Filosofia, as turmas do 10º e 11º Ano foram desafiadas a construir máscaras inspiradas em rostos de filósofos, acompanhadas de frases ou ideias que representam o contributo de cada autor para a história do pensamento.
No âmbito do projeto Erasmus+ 2025-1-PT-01-KA121-SCH-000330837, quatro alunas da área de Artes , duas do 12º G e uma do 10º H, visitam Pádua, Itália, numa mobilidade individual de curta duração.
O Erasmus+ abre portas para mobilidades de pessoal docente e não docente, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus participantes.

No dia 31 de outubro, os alunos da Escola Básica Raul Lino, usufruíram de uma sessão de hora do conto, na Biblioteca Escolar, onde tiveram oportunidade de explorar o livro "Espreita pela janela".

Na Escola Básica Raul Lino comemorou-se o tradicional Magusto com muita alegria e grande entusiasmo saboreando as castanhas quentinhas!
