No dia 16 de março, realizou-se a cerimónia de entrega do Selo Protetor da Criança, pela parte da Comissão Nacional De Promoção Dos Direitos e Proteção Das Crianças e Jovens, no Auditório Senhora da Boa Nova.
A Ibn Mucana foi uma das escolas candidatas e vencedoras deste prémio, significando que é uma entidade focada nos direitos das crianças e dos jovens com mecanismos que permitam proteger e promover esses mesmos direitos.
Como alunas, fomos convidadas a participar num painel de debate onde abordámos a nossa experiência e os meios que nos são proporcionados para que a nossa voz seja ouvida. Tal como dissemos, saber que a nossa escola se preocupa com os nossos direitos e está alerta perante situações que nos poderiam privar destes, dá-nos a esperada sensação de segurança e proteção.
Da nossa parte, temos apenas a agradecer a todo o pessoal docente e não docente pelo excelente trabalho que têm desenvolvido. O nosso desejo é que todos os jovens possam ter as mesmas oportunidades que somos privilegiadas por ter.
Beatriz Miguéis e Mafalda Coelho (12º B)










Já se conhecem os vencedores do Concurso de Fotografia Científica 2025/2026.
Exposição Ciclo Celular na EBS Helena Cidade Moura
No dia 25 de março, o grupo de Desporto Escolar de Patinagem, participou no Torneio de Hóquei em patins na escola Escola Básica 2,3 de Alfornelos.
"Caça ao Tesouro Linguístico promove inclusão, motivação e aprendizagem ativa na escola. Inserida nas atividades da Semana do Patrono foi aberta hoje, dia 24 de março de 2026, a exposição “Carlos Carranca: Sílabas da Vida”.
Um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, em parceria com o Istituto Istruzione Secondaria Superiore Archimede, Rosolini, Sicília, Itália, participou recentemente numa visita de estudo a Bruxelas, no âmbito do programa Erasmus+, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento das instituições europeias.
No dia 13 de março, os alunos do 10º2, 1º ano do Curso Profissional de Técnico de Turismo, participaram numa visita de estudo a Lisboa, no âmbito das disciplinas de Técnicas de Comunicação em Acolhimento Turístico , lecionada pela professora Catarina Espada, e Turismo - Informação e Animação Turística, lecionada pela professora Elisa Gouveia.
No dia 13 de Março decorreu o Torneio Inter Turmas de Voleibol do 3º Ciclo na Escola Ibn Mucana. Foi um torneio que contou com a participação de 49 equipas, cerca de 248 alunos e foram disputados 78 jogos.
No dia 12 de Março decorreu o Torneio Inter Turmas de Voleibol do 2º Ciclo na Escola Ibn Mucana. Foi um torneio que contou com a participação de 46 equipas, cerca de 120 alunos e foram disputados 98 jogos.
A visita de estudo ao Parque Marechal Carmona realizou-se no âmbito do Projeto Envolve-te, integrada nas disciplinas de Educação Visual (EV) e Educação Tecnológica (ET).

No dia 5 de março, a turma do 4º F da EB Fernando Teixeira Lopes participou no Torneio Concelhio do Jogo do Mata / Fase Ocidental, no Pavilhão Desportivo de Murches.
As turmas do 5.º A e 5.º B participaram recentemente numa aula interdisciplinar que juntou as disciplinas de História e Geografia de Portugal (HGP), lecionada pelo Professor José Ferreira (Manuel Pinho), e Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), orientada pelo Professor Pedro Filipe.