No âmbito do plano anual de atividades do departamento de Matemática e CiênciasExperimentais, realizou-se, no decorrer dos meses de novembro e dezembro, a atividade “Natal Matemájico” que teve como objetivo estimular a criatividade e participação dos alunos no âmbito da disciplina de matemática através da produção de um “postal” de Natal com o objetivo de reforçar os laços entre os diversos ciclos de ensino e promover o gosto pela disciplina.
Como produto final desta atividade, os alunos deveriam, de forma individual, produzir um veículo de transmissão de mensagem de boas festas (“postal”) sendo privilegiada a utilização de materiais reciclados e reutilizados, sendo dado aos participantes a total liberdade da criação deste veículo.
O desafio foi lançado aos alunos dos ensinos pré-escolar, primeiro, segundo e terceiro ciclos do ensino básico, tendo sido solicitada a colaboração dos professores do pré-escolar, do primeiro ciclo, das disciplinas de educação visual e educação tecnológica e encarregados de educação.
A adesão a esta atividade foi massiva. Participaram todas as escolas do agrupamento em número muito significativo sendo de realçar que a dinamização e participação dos colegas e dos alunos do primeiro ciclo e pré-escolar foi absolutamente fantástica tendo, esta atividade, sido abraçada por 23 turmas num total de 28 turmas existentes no agrupamento. Relativamente aos segundo e terceiro ciclos, a adesão foi praticamente total sendo, tendo sido contabilizado um total de 52 turmas participantes. Assim, aquando da troca dos “postais”, foram contabilizados mais de um milhar de postais, o que expressa claramente a magnitude desta atividade, bem como a adesão à mesma.
Fica, desde já, o agradecimento a todos os professores do pré-escolar, primeiro ciclo (coordenadores de estabelecimento e professores titulares), dos segundo e terceiro ciclos (das variadas disciplinas) e encarregados de educação que permitiram, com a sua dedicação, colaboração e dinamização, a realização desta atividade que, confessamos, extrapolou as previsões iniciais em larga escala.
No departamento aguardamos uma nova oportunidade para promover outras atividades em colaboração com toda a comunidade.
Prof. Bruno Rocha
Para visitar a nossa exposição basta clicar AQUI







Durante a Semana da Cultura Científica, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana apresentou uma exposição dedicada aos trabalhos de Físico-Química do 3.º ciclo, que refletem o empenho e a criatividade dos alunos nos diversos temas explorados.
A partir do contacto da Câmara do Comércio Italiano em Portugal com o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, foi feita uma proposta de visita e acolhimento de um grupo de dez docentes e três colaboradores administrativos provenientes da Catânia, Itália, no dia 27 de novembro. Aceite o convite, a nossa escolha acolheu-os ontem para lhes dar a conhecer as nossas práticas e projetos.
Decorreu no passado dia 26 de novembro o tradicional dia da Festa da Esgrima do Agrupamento, evento que contou com mais de 300 participantes dos 8 aos 12 anos.
Os alunos do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura participaram ativamente na Semana da Cultura Científica, que decorreu entre os dias 24 e 28 de novembro.
Cascais assinalou no dia 22 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma celebração marcada pelo entusiasmo da comunidade educativa e pela valorização das tradições marítimas locais.
No Dia Mundial da Filosofia, as turmas do 10º e 11º Ano foram desafiadas a construir máscaras inspiradas em rostos de filósofos, acompanhadas de frases ou ideias que representam o contributo de cada autor para a história do pensamento.
No âmbito do projeto Erasmus+ 2025-1-PT-01-KA121-SCH-000330837, quatro alunas da área de Artes , duas do 12º G e uma do 10º H, visitam Pádua, Itália, numa mobilidade individual de curta duração.
O Erasmus+ abre portas para mobilidades de pessoal docente e não docente, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus participantes.

No dia 31 de outubro, os alunos da Escola Básica Raul Lino, usufruíram de uma sessão de hora do conto, na Biblioteca Escolar, onde tiveram oportunidade de explorar o livro "Espreita pela janela".

Na Escola Básica Raul Lino comemorou-se o tradicional Magusto com muita alegria e grande entusiasmo saboreando as castanhas quentinhas!
