No dia 3 de dezembro a nova Associação de Estudantes da Ibn Mucana tomou posse. Aqui fica o discurso proferido pela nova presidente Nicole Garrucho...
"Persistência. Uma palavra forte que nunca pusemos de parte desde o dia em que nos candidatámos para a associação de estudantes desta escola.
E digo desde já que não foi a primeira vez que nos candidatámos.
Há exatamente dois anos, eu, juntamente com outros colegas, alguns estão sentados nesta sala, decidimos concorrer para a associação de estudantes e embora não saíssemos vencedores, não nos esquecemos do quão importante era mudar esta escola e do facto de esse ser o nosso destino. A vontade era a mesma talvez só não fosse o momento certo.
E aqui estamos nós, mais do que pulseiras no pulso esquerdo, umas t-shirts pintadas à mão, mais que cartazes e uma coluna com música alta, somos, fomos a Lista P.
Porquê deitar tudo a perder? Porquê desistir quando estamos a um passo da vitória? Por mais difícil que tenha sido, desistir não é e nunca foi uma opção. Fomos os primeiros a chegar e os últimos a sair, conseguimos transformar a nossa campanha com uma estratégia feita de improviso. E ainda que no primeiro dia tenhamos cometido erros, foi igualmente positivo, acredito profundamente que se nunca tivéssemos falhado nunca teríamos acertado.
Errar é importante, é nos momentos mais inesperados onde somos mais criativos. E acho que é essa a palavra que define a nossa campanha. Criatividade.
Ultrapassámos as crises de stress da Sara, as amigdalites da Constança, os delírios da Mariana, a pouca fé do João, a excessiva calma da Madalena, o Lourenço e a sua falta de jeito para trabalhos manuais, as piadas secas da Carlota, a inveja que todos temos dos quinze minutos de fama da Maria. Uma coisa é certa, este pequeno grupo conseguiu juntar aquilo que tem de melhor, e fez isso entre risos, abraços, pro atividade, e boa disposição.
A verdade é esta. Por mais promessas que façamos, por melhores que sejam as propostas, por mais cartazes que tenhamos posto, a verdadeira vitória não está feita. A vitória por si só não vale nada a não ser que concretizemos o nosso desejo, tornar esta escola num ambiente perfeito, num ambiente confortável e seguro, onde os alunos possam sentir-se em casa, e possam aprender de formas inovadoras e intuitivas. Que tenham novas e incríveis experiências, que possam crescer acompanhados de grandes amizades, seja de colegas, funcionários ou professores. No fundo fazer desta escola uma memória positiva, um lugar inesquecível.
Quero agradecer a todos os participantes da lista que tornaram esta vitória possível, pelo seu trabalho fenomenal, pelas suas ideias inovadoras e por nunca terem desistido. Deixo um especial obrigado ao grupo dos Pantásticos e por fim às pessoas que votaram em nós, visto que sem elas nada disto seria possível. Sem dúvida que juntos somos mais e unidos somos melhores."
Nicole Garrucho
(Presidente da Associação de Estudantes)












Durante a Semana da Cultura Científica, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana apresentou uma exposição dedicada aos trabalhos de Físico-Química do 3.º ciclo, que refletem o empenho e a criatividade dos alunos nos diversos temas explorados.
A partir do contacto da Câmara do Comércio Italiano em Portugal com o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, foi feita uma proposta de visita e acolhimento de um grupo de dez docentes e três colaboradores administrativos provenientes da Catânia, Itália, no dia 27 de novembro. Aceite o convite, a nossa escolha acolheu-os ontem para lhes dar a conhecer as nossas práticas e projetos.
Decorreu no passado dia 26 de novembro o tradicional dia da Festa da Esgrima do Agrupamento, evento que contou com mais de 300 participantes dos 8 aos 12 anos.
Os alunos do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura participaram ativamente na Semana da Cultura Científica, que decorreu entre os dias 24 e 28 de novembro.
Cascais assinalou no dia 22 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma celebração marcada pelo entusiasmo da comunidade educativa e pela valorização das tradições marítimas locais.
No Dia Mundial da Filosofia, as turmas do 10º e 11º Ano foram desafiadas a construir máscaras inspiradas em rostos de filósofos, acompanhadas de frases ou ideias que representam o contributo de cada autor para a história do pensamento.
No âmbito do projeto Erasmus+ 2025-1-PT-01-KA121-SCH-000330837, quatro alunas da área de Artes , duas do 12º G e uma do 10º H, visitam Pádua, Itália, numa mobilidade individual de curta duração.
O Erasmus+ abre portas para mobilidades de pessoal docente e não docente, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus participantes.

No dia 31 de outubro, os alunos da Escola Básica Raul Lino, usufruíram de uma sessão de hora do conto, na Biblioteca Escolar, onde tiveram oportunidade de explorar o livro "Espreita pela janela".

Na Escola Básica Raul Lino comemorou-se o tradicional Magusto com muita alegria e grande entusiasmo saboreando as castanhas quentinhas!
