No passado dia 19 de outubro as turmas E e F do 9º ano visitaram o Museu Militar o museu mais antigo de Lisboa. Este museu consegue interligar diferentes áreas do saber, a História, a Física e ainda o Português!
O museu tem no seu espólio não só uma coleção de peças de artilharia em bronze, que é considerada uma das mais completas a nível mundial, mas também obras de arte como a coleção de azulejaria, quadros, dos nomes mais aclamados da pintura portuguesa e ainda esculturas.
A visita começa no Páteo dos Canhões, que conta a história de Portugal em 26 painéis de azulejos, desde a Reconquista cristã à Primeira Guerra Mundial. Aí tivemos uma aula de Física. Os canhões disparam projeteis segundo uma trajetória retilínea e os disparados pelos morteiros descrevem uma parábola, trajetória curvilínea. Na parte mais antiga do museu, a secção de artilharia portuguesa, exibe o carro usado para o transporte das colunas do Arco da Rua Augusta, em Lisboa, a Zorra.
Logicamente que a disciplina de História é a que é mais vezes referenciada. São várias as salas que documentam momentos da nossa história. A Sala Vasco da Gama com uma coleção de antigos canhões e murais representando a descoberta do caminho marítimo para a Índia. Nesta sala a professora Teresa Miranda aproveitou para dar uma aula de Português sobre Camões e a sua obra “Os Lusíadas”. Na sala dedicada a D. Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável, que nunca foi derrotado em combate, foi-nos descrito algumas das características e feitos deste cavaleiro tão importante para a identidade do povo português.
No primeiro andar encontram-se as salas dedicadas à Primeira Grande Guerra. Aqui tivemos oportunidade de aprender um pouco mais sobre esta guerra, a primeira mundial, e na qual Portugal participou para que o recente regime republicano se pudesse legitimar perante uma europa monárquica e ainda para salvaguardar o seu império colonial.
A terminar a visita entramos em duas salas com referência à obra de Camões “Os Lusíadas” onde se encontram verdadeiros tesouros de dois dos artistas portugueses mais consagrados Columbano Bordalo Pinheiro e José Malhoa. Foi aqui que tivemos uma aula de arte com a análise de alguns dos quadros de Colombano "Ilha dos Amores" e "Drama de Inês de Castro".
Muito mais haveria para descrever e para analisar em pormenor por isso, o nosso guia, militar do exército português, deixou-nos o convite para voltarmos ao museu e levarmos a nossa família.
Fonte:https://www.exercito.pt/pt/quem-somos/organizacao/ceme/vceme/dhcm/lisboa













Já se conhecem os vencedores do Concurso de Fotografia Científica 2025/2026.
Exposição Ciclo Celular na EBS Helena Cidade Moura
No dia 25 de março, o grupo de Desporto Escolar de Patinagem, participou no Torneio de Hóquei em patins na escola Escola Básica 2,3 de Alfornelos.
"Caça ao Tesouro Linguístico promove inclusão, motivação e aprendizagem ativa na escola. Inserida nas atividades da Semana do Patrono foi aberta hoje, dia 24 de março de 2026, a exposição “Carlos Carranca: Sílabas da Vida”.
Um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, em parceria com o Istituto Istruzione Secondaria Superiore Archimede, Rosolini, Sicília, Itália, participou recentemente numa visita de estudo a Bruxelas, no âmbito do programa Erasmus+, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento das instituições europeias.
No dia 13 de março, os alunos do 10º2, 1º ano do Curso Profissional de Técnico de Turismo, participaram numa visita de estudo a Lisboa, no âmbito das disciplinas de Técnicas de Comunicação em Acolhimento Turístico , lecionada pela professora Catarina Espada, e Turismo - Informação e Animação Turística, lecionada pela professora Elisa Gouveia.
No dia 13 de Março decorreu o Torneio Inter Turmas de Voleibol do 3º Ciclo na Escola Ibn Mucana. Foi um torneio que contou com a participação de 49 equipas, cerca de 248 alunos e foram disputados 78 jogos.
No dia 12 de Março decorreu o Torneio Inter Turmas de Voleibol do 2º Ciclo na Escola Ibn Mucana. Foi um torneio que contou com a participação de 46 equipas, cerca de 120 alunos e foram disputados 98 jogos.
A visita de estudo ao Parque Marechal Carmona realizou-se no âmbito do Projeto Envolve-te, integrada nas disciplinas de Educação Visual (EV) e Educação Tecnológica (ET).

No dia 5 de março, a turma do 4º F da EB Fernando Teixeira Lopes participou no Torneio Concelhio do Jogo do Mata / Fase Ocidental, no Pavilhão Desportivo de Murches.
As turmas do 5.º A e 5.º B participaram recentemente numa aula interdisciplinar que juntou as disciplinas de História e Geografia de Portugal (HGP), lecionada pelo Professor José Ferreira (Manuel Pinho), e Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), orientada pelo Professor Pedro Filipe.