No passado dia 19 de outubro as turmas E e F do 9º ano visitaram o Museu Militar o museu mais antigo de Lisboa. Este museu consegue interligar diferentes áreas do saber, a História, a Física e ainda o Português! 

O museu tem no seu espólio não só uma coleção de peças de artilharia em bronze, que é considerada uma das mais completas a nível mundial, mas também obras de arte como a coleção de azulejaria, quadros, dos nomes mais aclamados da pintura portuguesa e ainda esculturas.
A visita começa no Páteo dos Canhões, que conta a história de Portugal em 26 painéis de azulejos, desde a Reconquista cristã à Primeira Guerra Mundial. Aí tivemos uma aula de Física. Os canhões disparam projeteis segundo uma trajetória retilínea e os disparados pelos morteiros descrevem uma parábola, trajetória curvilínea. Na parte mais antiga do museu, a secção de artilharia portuguesa, exibe o carro usado para o transporte das colunas do Arco da Rua Augusta, em Lisboa, a Zorra.
Logicamente que a disciplina de História é a que é mais vezes referenciada. São várias as salas que documentam momentos da nossa história. A Sala Vasco da Gama com uma coleção de antigos canhões e murais representando a descoberta do caminho marítimo para a Índia. Nesta sala a professora Teresa Miranda aproveitou para dar uma aula de Português sobre Camões e a sua obra “Os Lusíadas”. Na sala dedicada a D. Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável, que nunca foi derrotado em combate, foi-nos descrito algumas das características e feitos deste cavaleiro tão importante para a identidade do povo português.
No primeiro andar encontram-se as salas dedicadas à Primeira Grande Guerra. Aqui tivemos oportunidade de aprender um pouco mais sobre esta guerra, a primeira mundial, e na qual Portugal participou para que o recente regime republicano se pudesse legitimar perante uma europa monárquica e ainda para salvaguardar o seu império colonial. 
A terminar a visita entramos em duas salas com referência à obra de Camões “Os Lusíadas” onde se encontram verdadeiros tesouros de dois dos artistas portugueses mais consagrados Columbano Bordalo Pinheiro e José Malhoa. Foi aqui que tivemos uma aula de arte com a análise de alguns dos quadros de Colombano "Ilha dos Amores" e "Drama de Inês de Castro".
Muito mais haveria para descrever e para analisar em pormenor por isso, o nosso guia, militar do exército português, deixou-nos o convite para voltarmos ao museu e levarmos a nossa família.
Fonte:https://www.exercito.pt/pt/quem-somos/organizacao/ceme/vceme/dhcm/lisboa

Destaques do Magazibn

  • Realizou-se com grande entusiasmo o III Torneio do Mata Piolho, um momento já emblemático do Agrupamento, que reuniu docentes, assistentes técnicos e assistentes operacionais num ambiente de alegria, espírito desportivo e muito companheirismo.

    Continuar...
  • No dia 5 de Junho juntámos os alunos PLNM da escola básica Ibn Mucana e da escola secundária Helena Cidade Moura, e convidámos os pais para um convívio com lanche.

    Continuar...
  • No dia 11 de junho de 2025, as crianças do pré-escolar (três salas) comemoraram  o Dia Internacional do Brincar, no Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria.As crianças brincaram e exploraram o jardim do Museu da Música Portuguesa de forma livre, autónoma e responsável. 

    Continuar...
  • No passado dia 6 de junho, o refeitório da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana foi palco de um jantar muito especial.  Num tributo marcado por reencontros, afetos e gratidão, homenagearam-se os colaboradores do agrupamento que se aposentaram no ano letivo de 2024/2025.

    Continuar...
  • O Agrupamento Ibn Mucana esteve em força no Encontro promovido pelo Clube Atlântico de Esgrima, envolvendo todas as Escolas parceiras do seu projeto. 11 atletas, 4 árbitros e 1 membro da organização, do 3º ao 12º ano, foram os representantes do nosso Agrupamento, com 10 alunos da Escola Básica Fernando José dos Santos, 4 da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana e 2 da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura.

  • A nossa Escola participou em mais uma prova do Desporto Escolar da modalidade de Surfing no dia 4 de junho. Desta vez foi na Praia de Carcavelos onde contámos com forte presença de alunos e professores num conjunto de várias estações, Surf, Stand Up Padle, Skimboard, BodyBoard, SurfSkate e Segurança.  Continuar...
  • O futuro começa agora… repensar, reduzir e reciclar!

    No dia 5 de junho de 2025, na Escola Básica Raul Lino, comemorou-se o Dia Mundial do Ambiente. Para celebrar o Dia Mundial do Ambiente os alunos da escola construíram um chapéu com materiais reciclados.

    Continuar...
  • A turma F do 12º ano, participou No Poupar Está o Ganho, um projeto de educação financeira da iniciativa da Fundação António Cupertino de Miranda que está identificado como sendo um dos projetos com capacidade de influenciar as políticas públicas.

    Continuar...
  • A turma do 8ºE participou no Projeto da ARISCO, “Castelos de Risco”, nas aulas de Cidadania, no segundo semestre. O Projeto “Castelos de Risco” é um Programa de Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais e Promoção Global da Saúde e Cidadania.

    Continuar...
  • Partilhamos convosco o último projeto deste ano letivo do Clube Ciência Viva - Planeta Oceano: Conhecer e Experimentar para Proteger -, que é o Suplemento Científico da Revista Vozes da Ibn, um complemento da revista Vozes da Ibn em formato digital.
    Podem consultá-lo através da página do Clube Ciência Viva:
    Fica também aqui o link direto: 
     
  • Os alunos de Português Língua Não Materna (PLNM) foram descobrir Lisboa.

    Veja AQUI um pouco dessa aventura.

  • Entre os dias 24 e 28 de março de 2025, os professores Patrícia Pincha (Educação Especial) e Rui Campos (Ciências Naturais e Matemática) participaram no programa Erasmus+, na modalidade de Job Shadowing, que decorreu no Istituto Comprensivo 6 – Imola, em Itália.

    Continuar...
  • No dia 30 de maio, as alunas da turma 7ºH foram premiadas pelo seu empenho e dedicação na elaboração de um vídeo criativo e inspirador, no âmbito do concurso nacional "Voyage... pour la paix", organizado pela Associação Portuguesa de Professores de Francês (APPF). Continuar...