Destaques do "Magazibn"

  • A 20 de novembro de 1989, as Nações Unidas adotaram por unanimidade a Convenção sobre os direitos da Criança. Esta Convenção trata-se de um documento que enumera um amplo conjunto de direitos fundamentais, direitos civis , políticos, económicos, sociais e culturais. 

    Continuar...
  • A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos comemora-se de 20 a 28 de novembro e Cascais irá juntar-se a outros países na dinamização de diversas iniciativas que pretendem promover a redução e a prevenção dos resíduos, visando a preservação do Ambiente.

    Continuar...
  • A nova Associação de Estudantes, eleita no dia 22 de novembro, toma posse dia 3 de dezembro.  A eleição determinou a vitória da lista P, cuja presidente é a aluna Nicole Garrucho da turma G, do 12º ano.

    Continuar...
  • No dia 15 de novembro de 2021 a minha turma, 9ºC, e ainda o 9ºA e o 9ºD, fomos a uma visita de estudo especial. Fomos assistir à peça de teatro Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente, que nos irá ajudar no estudo da obra.

    Continuar...
  • No dia 25 de novembro a turma do 8.º B, juntamente com as professoras Lúcia Machado e Paula Abreu, deslocou-se à Serra de Sintra para a comemoração da Semana da Floresta Autóctone.

    Continuar...
  • O AEleva-te está integrado no Programa de Capacitação Juvenil e é desenvolvido pela Divisão de Juventude da C.M.C. É um projeto que promove a cidadania ativa e responsável, enquanto auxilia os jovens a adquirir novas competências.

    Continuar...
  • No âmbito do PCE e do projeto Sou Cidadão, no dia 22 de novembro,os alunos do 7º ano, turmas A  e B, assistiram a uma palestra sobre They're just animals - Comportamentos e atitudes face aos animais de companhia antes e durante a pandemia de COVID-19.

    Continuar...
  • No dia 23 de novembro celebra-se   o Dia da Floresta Autóctone, uma data que recorda a importância de preservar e plantar espécies que fazem parte do património natural português.

    Continuar...
  • No dia 16 de Novembro de 2021, comemorou-se o Dia Nacional do Mar, nas turmas do 8.° A, B e C da equipa educativa n.°1 do 8.º ano, através do acompanhamento do direto do Jardim Zoológico em colaboração com a Escola Azul.

    Continuar...
  • Realizou-se no passado fim de semana um encontro no âmbito do Projeto DeliberaEscola.  Este encontro teve lugar no Caparica Sun Centre, de 6ªfeira a domingo (dias 19 a 21 de novembro). 

    Continuar...
  • Na passada quarta-feira, dia 24 de novembro, na Casa das Artes, celebrámos a Educação Ambiental para a Sustentabilidade, numa Cerimónia que primou pelo seu caráter pedagógico, lúdico e interativo, motivando mudanças de atitudes e adoção de comportamentos sustentáveis. Continuar...
  • Em 2021, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) decorre de 20 a 28 de novembro e tem como temática "Comunidades Circulares".

    Continuar...
  • No âmbito do Projeto Cultural de Escola, no dia 24 de novembro, os professores do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, estiveram à conversa com os autores do livro "Manifesto para uma escola (quase) perfeita - um guia para o sucesso dos nossos filhos!

    Continuar...
  • Na passada segunda-feira, dia 22 de novembro, alunos das turmas do 11ºA e 12ºB participaram numa atividade ecológica no âmbito do projeto «Faz Eco... com a Ibn», na sala P6 da Escola Secundária Ibn Mucana (“Polo”). 

    Continuar...

“À Conversa com Tereza Guerra”

No dia 13 de outubro professores do agrupamento estiveram “À Conversa com Tereza Guerra”. Numa conversa informal, a ilustre convidada apresentou aos participantes formas de educar e estimular crianças com capacidades sensoriais invulgares, as Crianças Índigo.

As Crianças Índigo, rotuladas de hiperativas, com défice de atenção ou dislexia que não se integram nas escolas ou não se adaptam ao modelo de educação adotado, mas que se evidenciam por serem sábias, curiosas e criativas, que revelam competências notáveis, nomeadamente de acumulação de conhecimentos e de perceção dos sentimentos dos outros, desempenhando uma função muito especial no mundo.
Os presentes demonstraram interesse no assunto, colocando questões e refletindo sobre a forma como os filhos são criados e os alunos são percecionados nas escolas.
No fim desta conversa, a autora ofereceu aos professores participantes na sessão o seu livro, intitulado O meu filho é especial.
Tereza Guerra é doutorada em Psicologia Educacional, licenciada em Filosofia e Mestre em Ciências da Educação, possuindo pós-graduações e formações em Psicologia Transpessoal, Energética, Consciencial. É também Mestre de Reiki Multidimensional e Cura Quântica.

 

Desporto Escolar e Atividades de EF

          Desporto Escolar            
    
(para mais informações - clicar AQUI)

Atividades de Educação Física
   
    (para ver a imagem - clicar AQUI)