Ser um estudante na União Europeia é bastante vantajoso. A “quase-federação” conta com 27 países membros, que são de livre acesso a qualquer cidadão da UE.
Deste modo, a realização de projetos de Erasmus ou de voluntariado, por exemplo, é muito facilitada e mais segura visto que se evitam as burocracias típicas da passagem de fronteiras, além de que todos os Estados Europeus se comprometem na defesa dos direitos humanos.
A turma 11ºB do presente ano letivo (2020/2021) da Secundária Ibn Mucana teve a possibilidade de fazer parte de um dos já mencionados projetos Europeus. A iniciativa Erasmus+, Steps Towards Future, contou com a participação de escolas da Grécia, Polónia, Portugal e Roménia. Tendo-se iniciado as atividades em 2018, o objetivo era concluir o projeto pela altura de maio de 2020, mas com o início da pandemia do SARS-CoV-2, o Erasmus+ teve de entrar num estado de hibernação, pelo que a última viagem a ser realizada – com destino à Roménia – foi adiada, concluindo-se ser impossível a sua realização devido ao estado de pandemia vivido em todos os países integrados neste projeto.
Inicialmente, e durante a realização das atividades, o projeto Erasmus+ “Steps Towards Future” contava com a presença integral das turmas, embora só um número limitado de alunos participasse nas mobilidades. No entanto, esta situação alterou-se no mês de abril deste ano, quando foi decidido que a visita à Roménia seria virtual e não presencial, podendo esta escola apresentar aos seus parceiros as iniciativas desenvolvidas pelos seus alunos e professores. Assim, um número significativo de alunos das escolas greco-polaco-luso-romenas, reuniu-se entre 12 e 16 deste mês, numa sala virtual hospedada pelo zoom – um programa de telecomunicações.
Dando o meu testemunho como participante, afirmo com toda a certeza, que esta experiência foi bastante agradável, interessante e acolhedora. Foram-nos fornecidos dados históricos e geográficos acerca da Roménia, acompanhados pela apresentação de monumentos, da gastronomia local, e de outros aspetos culturais importantes. Foi um evento enriquecedor em muitos aspetos, que permitiu ainda uma comunicação entre alunos durante alguns períodos de tempo – intervalos de 10 a 15 minutos. Estes momentos foram importantes para a aproximação dos estudantes deste amalgama cultural, além de permitirem a criação de algumas amizades interculturais, que garantem a manutenção do enriquecimento cultural dos participantes.
Esta e muitas outras iniciativas que se vão desenvolvendo na escola integradas no Erasmus+ não teriam sido possíveis sem o a entrada de Portugal na União Europeia (a partir de 1 de janeiro de 1986).
Texto Escrito por Rodrigo Martins





Um dos desafios das nossas crianças em dias de chuva é ter onde brincar, e nesse sentido duas das nossas escolas do 1ºciclo, 




O mês de dezembro foi rico em atividades. Para além do Natal foram tantos os momentos que irão ficar na memória de todos os que fazem parte desta família da EB Fausto Cardoso de Figueiredo. Clicar 
Nos passados dias 6 e 7 de janeiro, o universo "desceu" até à escola para proporcionar uma experiência inesquecível aos alunos de todas as turmas do 7.º ano. A iniciativa trouxe o Planetário Móvel do "Planeta Azul" (itinerante), permitindo que os nossos jovens exploradores espaciais viajassem pelo cosmos sem sair do lugar.
No dia 9 de janeiro, a turma A do 12.º ano assistiu à segunda palestra dinamizada pela Dr.ª Beatriz Vila, aluna do Agrupamento Ibn Mucana até ao ano de 2020.
No dia 19 de dezembro, realizou-se a atividade do «Amigo Secreto», na hora letiva de Assembleia de Turma.
No dia 18 de dezembro, a turma participou na atividade “The Ugly Christmas Sweater”.
O Agrupamento de Escolas Ibn Mucana voltou a montar, a já tradicional “Árvore de Natal Matematizada”, uma iniciativa do grupo de Matemática em articulação com a Direção do Agrupamento, que pretende aliar o espírito natalício à dimensão educativa e comunitária.
No passado dia 19 de Dezembro de 2025, o grupo de Educação Física, com a colaboração da turma do Curso Profissional de Gestão Desportiva, 10º1, organizou o “Torneio Basquetebol do 3º ciclo”, prova pertencente ao Plano Anual de Atividades.
Desde outubro que as Bibliotecas Escolares promoveram o concurso concelhio de leitura e incentivaram os seus alunos de 3º e 4º ano a participarem. Em dezembro, receberam os alunos participantes do concurso, que realizaram a primeira prova de verificação de leitura.
No âmbito do Plano Anual de Atividades, promovido pelo grupo de Educação Física, realizou-se o Torneio de Basquetebol do Ensino Secundário na Escola Helena Cidade Moura, nos dias 18 e 19 de dezembro.
No dia 18 de dezembro realizou-se o concurso de leitura EBSHCM fase de escola. As vencedoras foram as alunas Matilde Ferreira,10ºF, e Sara Nunes, 10º G.
No dia 18 de dezembro, o grupo de Educação Física, com a colaboração da turma 11.º1 e 12.º1, organizou o Torneio de Bola ao Capitão e Basquetebol – 2.º Ciclo, atividade integrada no Plano Anual de Atividades.