Ser um estudante na União Europeia é bastante vantajoso. A “quase-federação” conta com 27 países membros, que são de livre acesso a qualquer cidadão da UE.

Deste modo, a realização de projetos de Erasmus ou de voluntariado, por exemplo, é muito facilitada e mais segura visto que se evitam as burocracias típicas da passagem de fronteiras, além de que todos os Estados Europeus se comprometem na defesa dos direitos humanos.
A turma 11ºB do presente ano letivo (2020/2021) da Secundária Ibn Mucana teve a possibilidade de fazer parte de um dos já mencionados projetos Europeus. A iniciativa  Erasmus+, Steps Towards Future,  contou com a participação de escolas da Grécia, Polónia, Portugal e Roménia. Tendo-se iniciado as atividades em 2018, o objetivo era concluir o projeto pela altura de maio de 2020, mas com o início da pandemia do SARS-CoV-2, o Erasmus+ teve de entrar num estado de hibernação, pelo que a última viagem a ser realizada – com destino à Roménia – foi adiada, concluindo-se ser impossível a sua realização devido ao estado de pandemia vivido em todos os países integrados neste projeto.

Inicialmente, e durante a realização das atividades, o projeto Erasmus+ “Steps Towards Future” contava com a presença integral das turmas, embora só um número limitado de  alunos participasse nas mobilidades. No entanto, esta situação alterou-se no mês de abril deste ano, quando foi decidido que a visita à Roménia seria virtual e não presencial, podendo esta escola apresentar aos seus parceiros as iniciativas desenvolvidas pelos seus alunos e professores. Assim, um número significativo de alunos das escolas greco-polaco-luso-romenas, reuniu-se entre 12 e 16 deste mês, numa sala virtual hospedada pelo zoom – um programa de telecomunicações.
Dando o meu testemunho como participante, afirmo com toda a certeza, que esta experiência foi bastante agradável, interessante e acolhedora. Foram-nos fornecidos dados históricos e geográficos acerca da Roménia, acompanhados pela apresentação de monumentos, da gastronomia local, e de outros aspetos culturais importantes. Foi um evento enriquecedor em muitos aspetos, que permitiu ainda uma comunicação entre alunos durante alguns períodos de tempo – intervalos de 10 a 15 minutos. Estes momentos foram importantes para a aproximação dos estudantes deste amalgama cultural, além de permitirem a criação de algumas amizades interculturais, que garantem a manutenção do enriquecimento cultural dos participantes.
Esta e muitas outras iniciativas que se vão desenvolvendo na escola integradas no Erasmus+ não teriam sido possíveis sem o a entrada de Portugal na União Europeia (a partir de 1 de janeiro de 1986).
Texto Escrito por Rodrigo Martins

Destaques do Magazibn

  • É com grande entusiasmo que anunciamos que a nossa equipa de Voleibol Feminino, escalão de Infantis, no âmbito do Desporto Escolar, conquistou o 2º lugar na fase final, da CLDE Amadora, Cascais e Oeiras, no passado dia 30 de abril de 2025.

    Continuar...
  • Nos dias 1 e 2 de abril, tivemos a visita dos alunos do Agrupamento de Escolas de Ourique no âmbito do projeto MUDA TT (Muda o Teu Território). O grupo foi acompanhado por alguns alunos da turma D, do 12º ano. O objetivo do projeto é promover a partilha da vivência de duas realidades diferentes: o interior, rural/o litoral, urbano. Desta vez, Ourique esteve em Cascais.

    Continuar...
  • A Escola Básica Raul Lino comemorou a Semana do Patrono/ Festa do Patrono (abril de 2025) com atividades diversificadas, diferenciadas, significativas e muito divertidas! 
    A PAZ é o caminho! O presente perfeito é o AMOR! CLICAR AQUI 

  • Na Escola Básica Fernando José dos Santos, no âmbito da celebração da Festa do Patrono dinamizaram-se várias atividades!
    Os encarregados de educação da sala rosa vieram ensinar a fazer surf e a contar uma história.

    Continuar...
  • No dia 10 de abril, durante a Festa do Patrono, na Escola Básica Fausto Cardoso Figueiredo, decorreu o concurso de declamação de poesia, com todos os alunos da escola, com poesias de Luís Vaz de Camões como celebração dos 500 anos do seu nascimento.

    Continuar...
  • O Clube Europeu, em parceria com a secção Erasmus+ , integrou-se no programa da Festa do Patrono do agrupamento, promovendo no dia 14 de abril, na Helena Cidade Moura a atividade" Viver a Europa". Tratou-se de um debate convívio com a presença de diversas turmas do ensino secundário.

    Continuar...
  • No dia 7 de abril realizou-se um Concurso de Leitura, no ginásio da Escola Fernando Teixeira Lopes, com a participação de todos os alunos da escola.
    Este concurso realiza-se todos os anos, durante a Festa do Patrono do Agrupamento, Ibn Mucana. Continuar...
  • No dia 20 de março de 2025 a Escola Fernando Teixeira Lopes recebeu a autora Ana Sousa Martins que apresentou o seu primeiro livro "O Diário da Pulga" e encantou-nos com uma história maravilhosa em forma de diário e uma sessão de autógrafos.

    Continuar...
  • A Feira do Desporto animou a manhã do terceiro dia da Semana do Patrono do Agrupamento Ibn Mucana, 11 de abril, com atividades para todos os alunos do 5º ao 12º ano.

    Continuar...
  • No dia 9 de abril de 2025, no âmbito da Festa do Patrono, celebrou-se o Dia da Poesia, na Escola Básica Raul Lino, com uma atividade dinamizada na biblioteca escolar entre os alunos mais velhos (os padrinhos) e os alunos mais novos (os afilhados).  Continuar...
  • A turma do 8.⁰ D dinamizou a atividade do laboratório aberto, no dia 11 de abril de 2025, na área da Física, inserida na Semana do Patrono do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana.

    Continuar...
  • A convite do Vereador Frederico Nunes, as turmas do 12.ºD e E, da Escola Básica e Secundária Helena Cidade de Moura, participaram no Dia da Democracia, que teve lugar no Centro de Congressos do Estoril, no dia 01 de abril, no âmbito da disciplina de Ciência Política. 

    Continuar...
  • No dia 10 de abril seis alunas do 8.ºF dinamizaram as atividades do Projeto Ciência de Palmo e Meio para a turma do 2.º E da Escola Básica Fernando Teixeira Lopes.

    Continuar...

  • (CLICAR NA IMAGEM PARA VER O PROGRAMA)