Mensagem de pesar

Mandalas do 6ºJ

Na passada sexta feira, a turma do 6ºJ, em Cidadania e Desenvolvimento, aproveitou o bom tempo para estar no exterior da escola. Decidimos fazer Mandalas coletivas. Em silêncio, cada aluno foi recolher elementos da natureza e foi colocando nas Mandalas. 

A mandala é, originalmente, um círculo que contém em seu interior desenhos de formas geométricas, elementos naturais e cores variadas.
A palavra mandala significa círculo em sânscrito e é considerada como um símbolo de cura e espiritualidade. Para os hinduístas e budistas, a mandala ajuda na concentração da prática meditativa e é comum encontrá-la nos templos dessa religião.  
Os benefícios de fazer e pintar uma mandala são muitos. Aquele que a confecciona fica concentrado numa tarefa específica e assim pode canalizar sua atenção. Dessa forma, entra num estado de concentração comparável ao transe místico. Igualmente, o mesmo tipo de foco que acontece com os atletas e músicos quando estão empenhando suas funções.Além disso, o autor exercita sua criatividade e seu poder de decisão ao lidar com a escolha de cores e padrões geométricos distintos.

Os alunos adoraram esta atividade: "foi a melhor aula de sempre".

A professora
Leonor Irra

Destaques do "Magazibn"

  • A técnica Especializada para o Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário,  Madalena Silva, lançou o desafio aos alunos do agrupamento para participarem, numa iniciativa da "Living Peace" , organização parceira da "Academia de Lideres Ubuntu", para comemorar o Dia Escolar da Paz e Não Violência (30 de janeiro).  Continuar...
  • No âmbito da disciplina de Espanhol, os alunos da turma F do 11º ano, realizaram trabalhos relativos à comemoração do “Día de la NO Violencia Escolar y de la Paz - 30 de enero”, onde criaram uma mensagem a partir de uma imagem alusiva aos diferentes tipos de violência.

    Continuar...
  • No dia 15 de dezembro, última semana do primeiro período, na Casa das Artes, ocorreu a cerimónia do hastear da Bandeira Eco-Escolas. Orientada pelas professoras Ana Macedo e Lurdes Martins e apresentada pelos alunos Leonor e Sebastião, da turma 9°G, abrangeu diversas atividades inseridas no âmbito da sustentabilidade ambiental.
  • O dia 8 de janeiro foi um dia especial na Escola Básica Raul Lino! Nesse dia, as turmas estiveram em grupos separados no recinto escolar e assistiram ao hastear da Bandeira pelos representantes dos alunos no Conselho Eco-Escola.

    Continuar...
  • Os alunos do 11ºB, estão a participar durante a terceira semana  de janeiro  em diversas atividades na semana Ubuntu.​

    Continuar...
  • No âmbito das atividades do Clube Europeu, no dia 7 de Janeiro, os alunos das turmas 11ºB e 12º D+E participaram numa vídeo conferência com a senhora eurodeputada Margarida Marques.

    Continuar...
  • O espírito natalício esteve presente na EB Raul Lino e a comunidade escolar comemorou a época festiva em harmonia com os corações alegres e felizes! Feliz Natal! 

    Continuar...
  • Todos os anos vamos ao Mosteiro dos Jerónimos assistir à representação do auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, pela Companhia Ar deFilmes. 
    Este ano, por ser atípico, não fomos nós a Belém, mas veio a companhia de teatro até à nossa escola.

    Continuar...
  • Recolha Solidária (de bens alimentares e de higiene), na Escola Básica Raul Lino, para apoiar as famílias mais carenciadas que fazem parte da comunidade escolar (Associação de Pais da Escola Básica Raul Lino e Agrupamento de Escolas Ibn Mucana). 

    Continuar...
  • O nosso agrupamento já se encontra a participar do evento da Amnistia Internacional, “Resistimos Juntos Vencemos Juntos”. Estamos a fazer uma campanha de sensibilização para que o maior número de pessoas possível, assinar as petições dos casos da Amnistia Internacional, inserindo o código que foi atribuído à nossa escola que é o YBAX.

    Continuar...
  • O aluno, Santiago Storch (3.º C), participou no desafio: "Alimentação Saudável e Sustentável - Cozinhar em Família - Lanche Saudável", no âmbito do programa Eco-Escolas e foi o merecido vencedor! 

    Continuar...
  • Os vencedores da fase de escola – secundário do Concurso Nacional de Leitura 2020/ 2021 estão apurados:  Diogo Andrade Veiga e Maria Braz Neto Parra, do 10ºA. Parabéns!

    Continuar...
  • Na barriga da mãe é plantada,
    A semente que ainda há de crescer,
    Uma flor de esperança pintada,
    Que com amor regada irá florescer.

    Continuar...
  • A partir das sessões de contos promovidas pela Professora Bibliotecária os alunos do 4º ano da Escola Básica Raul Lino descobriram vários tipos de livros. Os alunos ficaram empolgados com a sua diversidade, formatos diversos, diferentes materiais que os compunham, riqueza das ilustrações, etc.

    Continuar...