Sermos padrinhos do 5ºano, e assim podermos ajudar os novos alunos, está a ser uma experiência única!
Há seis anos atrás vivemos a mesma experiência que os nossos afilhados estão agora a vivenciar ..
e por isso compreendemos a necessidade de apoio e de orientação nos primeiros tempos na nova escola, para que se possam sentir integrados nesta nova comunidade escolar que tanto difere da qual a que estavam familiarizados no primeiro ciclo. Eles procuram a nossa ajuda, tal como nós também a procurámos, e nós estamos lá para os apoiar, assim como há alguns anos atrás outros também o fizeram por nós.
Assim como nós acolhemos a turma, a própria turma acolheu-nos a nós, havendo por isso uma reciprocidade no que toca à vontade de se estabelecer uma relação entre os padrinhos e os afilhados. Isto facilita-nos imenso a tarefa de envolvermos os novos alunos no ambiente em que iram não só aprender, mas também formar-se enquanto cidadãos ponderados e ativos, e nunca esquecendo os bons momentos lúdicos que a escola lhes irá proporcionar. Terem um par de amigos em que confiem e que os apoiem em tudo o que for preciso, que os oiçam acerca não só dos seus problemas escolares, mas também sobre os seus problemas pessoais, e que estejam dispostos a responder a todas as suas questões acerca da nova escola: é para tudo isto que nós, padrinhos, cá estamos. Eles precisam de um exemplo, precisam de alunos mais velhos com os quais se sintam à vontade para exporem todas as suas dificuldades e que os ajudem a ultrapassá-las. Precisam de “copiar” estes alunos mais velhos, mais ou menos como fazem com as soluções do Caderno de Atividades de Matemática! Precisam de nós para se sentirem maiores e importantes, nesta nova escola na qual são os mais pequenos e os que se sentem mais perdidos neste novo ambiente escolar.
É incrível podermos acompanhar os "pequeninos" nesta nova fase das suas vidas, que lhes permitirá abrir portas para que descubram o seu lugar na sociedade e a sua verdadeira vocação. Quando olhamos para os nossos afilhados, vemo-nos muitas vezes a nós próprios, identificamo-nos com a visão que têm do mundo que os rodeia, pois também nós já a tivemos. Por isso é, para nós, uma grande alegria podermos ajudar os nossos afilhados sempre que precisarem, para que se possam sentir parte da grande família da nossa escola.
Beatriz Vila e Luís Vila-Lobos do 11ºB







No âmbito do Desporto Escolar, os alunos da turma do 9.ºC, no dia 24 de outubro, participaram numa aula de surf na praia de São Pedro do Estoril, acompanhados pelos professores Cláudia Leal e Luís Duarte.
Nas aulas de Educação Tecnológica das turmas 5.º A, B e C, foi construído um "Pião Sustentável, para Desconectar", com o objetivo de proporcionar aos alunos um brinquedo para utilizar nos intervalos, incentivando a socialização através de jogos lúdicos e momentos de brincadeira.


O filme "De Portugal para Osaka, uma travessia de mensagens" estreou dia 9 de outubro de 2025, no Pavilhão de Portugal da feira internacional em Osaka, Japão e conta com a participação de alunos do nosso agrupamento!
Pelos Que Nos Acompanham Sem Palavras
A Escola Básica Raul Lino comemorou o Dia Europeu do Desporto na Escola - MOVIMENTO SOBRE RODAS, no dia 26/ 09/ 2025. Esta iniciativa teve como objetivo promover o desporto e a atividade física através da realização de um conjunto alargado de atividades dirigidas a toda a comunidade escolar.
No dia 2 de Outubro, a nossa Escola participou no “Iron Kids”, prova pertencente ao Plano de Atividades que a Câmara Municipal de Cascais destina às Escolas.
No dia 29 de setembro, na Escola Básica Fernando Teixeira Lopes, decorreu a cerimónia de inauguração da Livroteca, um espaço com livros no recreio da escola para os alunos usufruírem livremente.

A Marcha da EB Raul, com a temática "Animais Marinhos", contribuiu para fortalecer os laços entre a comunidade educativa. Um momento repleto de emoção que envolveu o trabalho de equipa, a cooperação e o sentido de responsabilidade partilhada.