No passado dia 2 de Junho realizou-se a Conferência "Flexibilidade Curricular, Como chegamos lá?" no Centro Cultural de Cascais Para este evente foram convidades vários alunos para dar a sua opinião sobre este projeto e a nossa escola esteve representada pelo Bruno Lemos do 7ºano e por mim,, Margarida Forte do 10ºano.
A sessão começou com um momento musical com o Grupo de Guitarras e Coro da nossa escola, dirigidos pela professora Rosário Correia.
Esta conferência foi organizada e dinamizada pela FAP - Federação das associações de pais e encarregados de educação de Cascais e como tal, o seu presidente, o Sr. José Batalha, fez uma introdução com a colaboração do Diretor Municipal Coesão e Capacitação Social, Dr, Miguel Arrobas.
Logo a seguir foi a nossa vez. A vez dos jovens darem a sua opinião.
E numa conversa moderada pelo Dr. Miguel Arrobas, alunos de vários anos de escolaridade e de várias escolas do concelho de Cascais, inseridos em turmas com o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, PAFC, falaram e deram a sua opinião sobre o mesmo.
Não devem ser apenas os adultos a decidirem tudo por nós, a decidirem o NOSSO futuro sem nos ouvirem, e por isso esta atividade foi extremamente importante, e deveria ser repetida mais vezes, porque afinal, somos nós jovens que vivemos de verdade esta experiência e lidamos com os obstáculos que nos surgem diariamente. Nós, melhor do que ninguém, sabemos dizer o que mudou efetivamente, os aspetos positivos, negativos e o que deve ser melhorado. A nossa opinião também deve contar! O moderador direcionou e fez-nos perguntas sobre este projeto, às quais fomos respondendo e mostrando o nosso ponto de vista.
Penso que todos os presentes ficaram impressionados com o facto de jovens desde o 5º ano de escolaridade ao 10ºano conseguirem defender as suas opiniões e ter uma conversa sobre um tema tão importante como a Educação, como costuma acontecer entre“gente crescida”.
Depois da pausa e de um pequeno lanche, foi a vez dos “crescidos” falarem sobre este assunto. Deram-se testemunhos e falou-se sobre os aspetos negativos, também mencionados por nós na primeira parte, aos quais o sr Secretário de Estado da Educação, João Costa, tentou dar resposta. Os professores que falaram mostraram que é possível dar aulas de forma diferente e cativar os seus alunos.
Acredito que estamos a ir na direção certa, pois o sistema de ensino em que o professor fala e o aluno ouve tem de mudar! Não devemos querer educar robôs que apenas absorvem e repetem o que lhes foi dito sem questionar, mas sim jovens sonhadores, autoconfiantes, criativos, autónomos e que saibam pensar por si próprios.
Não vai ser um caminho fácil,...mas, se cada um de nós tiver vontade para o fazer, então vamos conseguir alcançar coisas fantásticas!
Margarida Forte (10ºB)















Os alunos das turmas D, E e H, do 10º ano participaram no programa Scholas Cidadania, uma iniciativa do Papa Francisco e que em Portugal, tem sede em Cascais.
No âmbito do Desporto Escolar, os alunos da turma do 9.ºC, no dia 24 de outubro, participaram numa aula de surf na praia de São Pedro do Estoril, acompanhados pelos professores Cláudia Leal e Luís Duarte.
Nas aulas de Educação Tecnológica das turmas 5.º A, B e C, foi construído um "Pião Sustentável, para Desconectar", com o objetivo de proporcionar aos alunos um brinquedo para utilizar nos intervalos, incentivando a socialização através de jogos lúdicos e momentos de brincadeira.



O filme "De Portugal para Osaka, uma travessia de mensagens" estreou dia 9 de outubro de 2025, no Pavilhão de Portugal da feira internacional em Osaka, Japão e conta com a participação de alunos do nosso agrupamento!
Pelos Que Nos Acompanham Sem Palavras
No dia 2 de outubro as turmas do 1ºE e 1ºF, da Escola Básica Fernando Teixeira Lopes, usufruíram de uma sessão de hora do conto - Conto Contigo - com Amanda Melo, na Biblioteca Infantil e Juvenil de Cascais, onde passaram uma manhã bem divertida a ouvir histórias.
A Escola Básica Raul Lino comemorou o Dia Europeu do Desporto na Escola - MOVIMENTO SOBRE RODAS, no dia 26/ 09/ 2025. Esta iniciativa teve como objetivo promover o desporto e a atividade física através da realização de um conjunto alargado de atividades dirigidas a toda a comunidade escolar. 