Destaques do "Magazibn"

  • No passado dia 12/12/2018 realizou-se, a segunda edição da prova de Corta-Mato, a nível concelhio, na Quinta da Marinha. Estiveram presentes para competir, nesta prova, sete  alunos da EB/ JI Raul Lino. Todos os alunos participantes deram o seu melhor e estão de parabéns! 

    Continuar...
  • Os dois últimos dias do primeiro período foram marcados desportivamente pelo Torneio Inter-Turmas de Basquetebol, evento que mobilizou perto de 500 alunos do 6º ao 12º ano.

    Continuar...
  • No dia 12 de dezembro, realizou-se o corta mato de concelhio, na Quinta da Marinha, e o Agrupamento esteve representado  pelos alunos do 3º ano ao 12º ano, tendo estes obtido resultados muito bons, tanto a nível individual como coletivo.

    Continuar...
  • A Ibn Mucana volta a participar neste projeto, que é uma forma democrática dos alunos poderem decidir o que fazer com uma parte do orçamento municipal, participando com ideias de projetos para a escola e para a comunidade envolvente.

    Continuar...
  • No dia 10/12/2018 a EB/ JI Raul comemorou os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos com a presença de cinco elementos convidados do CRID (Centro de Reabilitação e Integração de Deficientes) que nos presentearam com o seu saber e um espetáculo musical extraordinário!

    Continuar...
  • Em fase de apuramento estão os alunos que participaram no Concurso Nacional de Leitura 2018/2019 – fase de escola.

    Continuar...
  • No passado dia 5 de dezembro o nosso Agrupamento dinamizou a primeira Etapa do Circuito de Esgrima do Desporto Escolar 2018/19.

    Continuar...
  • A Secção de Dinamização Cultural e a área disciplinar de EMRC lançaram o concurso de Presépios Reciclados. Foram vários os alunos que aderiram a esta iniciativa e alguns dos trabalhos estão em exposição na sala de convívio dos alunos, junto à Papelaria. 

    Continuar...
  • No passado dia 11 de dezembro, no âmbito do projeto “Mathfun”, no refeitório da escola sede, pelas 14h40, teve lugar o Concurso Canguru Matemático, em equipas, evento que contou com cerca de 200 participantes divididos por cerca de 75 equipas, do 5º ao 11º ano.

    Continuar...
  • No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos da turma 6°A dinamizaram um Projeto de Voluntariado “Geração A - Agora os outros!”

    Continuar...
  • No seguimento da nossa participação no Grupo de Trabalho do Uso Devido do Medicamento divulgo o Concurso de Criatividade do Projeto Geração Saudável, dada a sua premência para a comunidade educativa no âmbito da educação e promoção para a saúde:

    Continuar...
  • Personalidade vibrante, criativa e cativante… em duas palavras: Nuno Caravela!
    Ontem, na biblioteca da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana, o ilustrador e escritor apresentou "o bando das cavernas" , um grupo muito divertido de jovens que vivem num passado distante e com vivências modernas. 

    Continuar...
  • Os alunos da EBFTL,  nas atividades de Biblioteca, estão a elaborar trabalhos a partir dos livros de Filipa Leandro, mo âmbito do projeto de escola “À descoberta dos mares e oceanos”.

    Continuar...
  • A turma do 1.º C da EB/ JI Raul Lino participou na atividade GINASTICAR. A atividade promoveu o desenvolvimento físico e motor e assegurou a aprendizagem de um conjunto de aquisições motoras básicas e de um conjunto de habilidades gímnicas. 

    Continuar...

Conferência sobre o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular

No passado dia 2 de Junho realizou-se a Conferência "Flexibilidade Curricular, Como chegamos lá?" no Centro Cultural de Cascais Para este evente foram convidades vários alunos para dar a sua opinião sobre este projeto e a nossa escola esteve representada pelo Bruno Lemos do 7ºano e por mim,, Margarida Forte do 10ºano.

A sessão começou com um momento musical com o Grupo de Guitarras e Coro da nossa escola, dirigidos pela professora Rosário Correia.
Esta conferência foi organizada e dinamizada pela FAP - Federação das associações de pais e encarregados de educação de Cascais e como tal, o seu presidente, o Sr. José Batalha, fez uma introdução com a colaboração do Diretor Municipal Coesão e Capacitação Social, Dr, Miguel Arrobas.
Logo a seguir foi a nossa vez. A vez dos jovens darem a sua opinião.
E numa conversa moderada pelo Dr. Miguel Arrobas, alunos de vários anos de escolaridade e de várias escolas do concelho de Cascais, inseridos em turmas com o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, PAFC, falaram e deram a sua opinião sobre o mesmo. 
Não devem ser apenas os adultos a decidirem tudo por nós, a decidirem o NOSSO futuro sem nos ouvirem, e por isso esta atividade foi extremamente importante, e deveria ser repetida mais vezes, porque afinal, somos nós jovens que vivemos de verdade esta experiência e lidamos com os obstáculos que nos surgem diariamente. Nós, melhor do que ninguém, sabemos dizer o que mudou efetivamente, os aspetos positivos, negativos e o que deve ser melhorado. A nossa opinião também deve contar! O moderador direcionou e fez-nos perguntas sobre este projeto, às quais fomos respondendo e mostrando o nosso ponto de vista.
Penso que todos os presentes ficaram impressionados com o facto de jovens desde o 5º ano de escolaridade ao 10ºano conseguirem defender as suas opiniões e ter uma conversa sobre um tema tão importante como a  Educação, como costuma acontecer entre“gente crescida”.
Depois da pausa e de um pequeno lanche, foi a vez dos “crescidos” falarem sobre este assunto. Deram-se testemunhos e falou-se sobre os aspetos negativos, também mencionados por nós na primeira parte,  aos quais o sr Secretário de Estado da Educação, João Costa, tentou dar resposta. Os professores que falaram mostraram que é possível dar aulas de forma diferente e cativar os seus alunos. 
Acredito que estamos a ir na direção certa, pois o sistema de ensino em que o professor fala e o aluno ouve tem de mudar! Não devemos querer educar robôs que apenas absorvem e repetem o que lhes foi dito sem questionar, mas sim jovens sonhadores, autoconfiantes, criativos, autónomos e que saibam pensar por si próprios.
Não vai ser um caminho fácil,...mas, se cada um de nós tiver vontade para o fazer, então vamos conseguir alcançar coisas fantásticas!
Margarida Forte (10ºB)

 

Feliz Natal

A toda a comunidade escolar Feliz Natal e um Ano Novo cheio de positividade e energia