Destaques do "Magazibn"

  • "No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento a turma E do 6º ano realizou alguns vídeos de sensibilização para um consumo racional e responsável.

    Continuar...
  • O escritor Richard Towers  veio às escolas do primeiro ciclo apresentar os seus livros “ O desafio de GuruRock”  e “A sinfonia do tempo”, num espetáculo interativo com música., em que o escritor deu a conhecer o universo mágico de GuruRock e o renomado físico Albert Einstein.

    Continuar...
  • No dia 12 e 13 de junho, no âmbito das suas atividades, o Clube de Teatro apresentou a dramatização da peça original “...e tu, vais ficar no silêncio!?”.

  • Na passada sexta feira, dia 8 de junho de 2018, realizou-se no refeitório da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana, o Espetáculo Solidário organizado pela professora Olga Prata e pelos Alunos das Turmas PAFC do 10º ano (B, E e F) a favor das crianças e jovens com e para quem a ADDHU e a Rede em Movimento Ibn Mucana trabalham.

    Continuar...
  • Os alunos do 9ºG tiveram uma experiência incrível no fim de semana de 2 e 3 de junho: Foram voluntários na recolha de bens para o Banco Alimentar Contra a Fome!

    Continuar...
  • 3 alunos da Escola Básica Fernando José dos Santos, defenderam as cores do Agrupamento Ibn Mucana nas Finais Nacionais de Esgrima, prova do calendário oficial da Federação Portuguesa de Esgrima que se disputou em Torres Vedras no passado sábado dia 9 de junho.

    Continuar...
  • No dia 5 de junho realizou-se a sessão de encerramento do ano letivo 2017/18 do programa da Associação Prevenir, “Eu Passo”, no qual estiveram envolvidos os alunos das turmas do 6ºA, 8ºA, 8ºF e 9ºG.

    Continuar...
  • Na passada quarta-feira, dia 30 de maio, como vem sendo “tradição” desde há 5 anos, realizou-se o Jantar/Baile de Gala dos alunos finalistas do 12º ano, da Escola Ibn Mucana.

     

    Continuar...
  • No passado dia 2 de Junho realizou-se a Conferência "Flexibilidade Curricular, Como chegamos lá?" no Centro Cultural de Cascais Para este evente foram convidades vários alunos para dar a sua opinião sobre este projeto e a nossa escola esteve representada pelo Bruno Lemos do 7ºano e por mim,, Margarida Forte do 10ºano.

    Continuar...
  • Os alunos das turmas 5ºB, 5ºD, 6ºF, 6ºG e 7ºF receberam com entusiasmo e interesse os jogos e informações do site "Pordata Kids".

    Continuar...

Conferência sobre o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular

No passado dia 2 de Junho realizou-se a Conferência "Flexibilidade Curricular, Como chegamos lá?" no Centro Cultural de Cascais Para este evente foram convidades vários alunos para dar a sua opinião sobre este projeto e a nossa escola esteve representada pelo Bruno Lemos do 7ºano e por mim,, Margarida Forte do 10ºano.

A sessão começou com um momento musical com o Grupo de Guitarras e Coro da nossa escola, dirigidos pela professora Rosário Correia.
Esta conferência foi organizada e dinamizada pela FAP - Federação das associações de pais e encarregados de educação de Cascais e como tal, o seu presidente, o Sr. José Batalha, fez uma introdução com a colaboração do Diretor Municipal Coesão e Capacitação Social, Dr, Miguel Arrobas.
Logo a seguir foi a nossa vez. A vez dos jovens darem a sua opinião.
E numa conversa moderada pelo Dr. Miguel Arrobas, alunos de vários anos de escolaridade e de várias escolas do concelho de Cascais, inseridos em turmas com o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, PAFC, falaram e deram a sua opinião sobre o mesmo. 
Não devem ser apenas os adultos a decidirem tudo por nós, a decidirem o NOSSO futuro sem nos ouvirem, e por isso esta atividade foi extremamente importante, e deveria ser repetida mais vezes, porque afinal, somos nós jovens que vivemos de verdade esta experiência e lidamos com os obstáculos que nos surgem diariamente. Nós, melhor do que ninguém, sabemos dizer o que mudou efetivamente, os aspetos positivos, negativos e o que deve ser melhorado. A nossa opinião também deve contar! O moderador direcionou e fez-nos perguntas sobre este projeto, às quais fomos respondendo e mostrando o nosso ponto de vista.
Penso que todos os presentes ficaram impressionados com o facto de jovens desde o 5º ano de escolaridade ao 10ºano conseguirem defender as suas opiniões e ter uma conversa sobre um tema tão importante como a  Educação, como costuma acontecer entre“gente crescida”.
Depois da pausa e de um pequeno lanche, foi a vez dos “crescidos” falarem sobre este assunto. Deram-se testemunhos e falou-se sobre os aspetos negativos, também mencionados por nós na primeira parte,  aos quais o sr Secretário de Estado da Educação, João Costa, tentou dar resposta. Os professores que falaram mostraram que é possível dar aulas de forma diferente e cativar os seus alunos. 
Acredito que estamos a ir na direção certa, pois o sistema de ensino em que o professor fala e o aluno ouve tem de mudar! Não devemos querer educar robôs que apenas absorvem e repetem o que lhes foi dito sem questionar, mas sim jovens sonhadores, autoconfiantes, criativos, autónomos e que saibam pensar por si próprios.
Não vai ser um caminho fácil,...mas, se cada um de nós tiver vontade para o fazer, então vamos conseguir alcançar coisas fantásticas!
Margarida Forte (10ºB)

 

Oferta formativa 2018/19

CURSOS PROFISSIONAIS

Técnico de Turismo
Técnico de Logística
Técnico de Apoio à Gestão Desportiva

Pré-inscrições na secretaria do Agrupamento