No dia 18 de maio, realizou-se a entrega do cheque relativo ao OP Jovem Cascais (2.500 euros) e OP Escolas, do Ministério da Educação (1.126 euros).
Uma entrega simbólica das verbas que a Câmara Municipal de Cascais e o Ministério da Educação irão transferir para a escola epermitindo aos jovens concretizar os projetos que propuseram e escolheram para a escola: melhorar as casas de banho e comprar uma consola PS4 para os alunos, que ficará disponível para requisição na papelaria. Receberam os cheques os seus proponentes, o Fábio Duarte do 5ºG e a Maria Maia do 8ºB.
Os alunos da turma OP Jovem, 8ºA, não quiseram deixar de testemunhar o significado deste projeto para cada um dos alunos e para a comunidade educativa no geral.
"O OP Jovem é um projeto da CMC onde os alunos de várias escolas podem participar e apresentar as suas ideias para melhorar a escola e a comunidade. Os benefícios de participar nmo OP são, entre outros, a possibilidade de mudar algo para melhorar as escola ou cominidade dando a oportunidade de "dar a voz aos alunos".
Aprendemos a gerir o dinheiro de forma consciente, a trabalhar em equipa, a oportunidade de sermos moderadores tornou-nos mais responsáveis e aprendemos a estar mais à vontade com os nossos colegas mais velhos.
A experiência de ser da turma OP Jovem foi muito boa pois, pudemos trabalhar num projeto nacional e conviver com alunos de outras escolas e sermos reconhecidos pelo nosso empenho e trabalho neste projeto.
Concluindo, consideramos que este projeto foi muito positivo para todos nós, alunos do 8ºA, e para todos os alunos da escola. Contamos sempre com o apoio da equipa da Cascais Participa, à qual agradecemos tudo aquilo que nos ensinaram e apoiaram!"








Durante a Semana da Cultura Científica, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana apresentou uma exposição dedicada aos trabalhos de Físico-Química do 3.º ciclo, que refletem o empenho e a criatividade dos alunos nos diversos temas explorados.
A partir do contacto da Câmara do Comércio Italiano em Portugal com o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, foi feita uma proposta de visita e acolhimento de um grupo de dez docentes e três colaboradores administrativos provenientes da Catânia, Itália, no dia 27 de novembro. Aceite o convite, a nossa escolha acolheu-os ontem para lhes dar a conhecer as nossas práticas e projetos.
Decorreu no passado dia 26 de novembro o tradicional dia da Festa da Esgrima do Agrupamento, evento que contou com mais de 300 participantes dos 8 aos 12 anos.
Os alunos do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura participaram ativamente na Semana da Cultura Científica, que decorreu entre os dias 24 e 28 de novembro.
Cascais assinalou no dia 22 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma celebração marcada pelo entusiasmo da comunidade educativa e pela valorização das tradições marítimas locais.
No Dia Mundial da Filosofia, as turmas do 10º e 11º Ano foram desafiadas a construir máscaras inspiradas em rostos de filósofos, acompanhadas de frases ou ideias que representam o contributo de cada autor para a história do pensamento.
No âmbito do projeto Erasmus+ 2025-1-PT-01-KA121-SCH-000330837, quatro alunas da área de Artes , duas do 12º G e uma do 10º H, visitam Pádua, Itália, numa mobilidade individual de curta duração.
O Erasmus+ abre portas para mobilidades de pessoal docente e não docente, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus participantes.

No dia 31 de outubro, os alunos da Escola Básica Raul Lino, usufruíram de uma sessão de hora do conto, na Biblioteca Escolar, onde tiveram oportunidade de explorar o livro "Espreita pela janela".

Na Escola Básica Raul Lino comemorou-se o tradicional Magusto com muita alegria e grande entusiasmo saboreando as castanhas quentinhas!
