No dia 18 de maio, realizou-se a entrega do cheque relativo ao OP Jovem Cascais (2.500 euros) e OP Escolas, do Ministério da Educação (1.126 euros).
Uma entrega simbólica das verbas que a Câmara Municipal de Cascais e o Ministério da Educação irão transferir para a escola epermitindo aos jovens concretizar os projetos que propuseram e escolheram para a escola: melhorar as casas de banho e comprar uma consola PS4 para os alunos, que ficará disponível para requisição na papelaria. Receberam os cheques os seus proponentes, o Fábio Duarte do 5ºG e a Maria Maia do 8ºB.
Os alunos da turma OP Jovem, 8ºA, não quiseram deixar de testemunhar o significado deste projeto para cada um dos alunos e para a comunidade educativa no geral.
"O OP Jovem é um projeto da CMC onde os alunos de várias escolas podem participar e apresentar as suas ideias para melhorar a escola e a comunidade. Os benefícios de participar nmo OP são, entre outros, a possibilidade de mudar algo para melhorar as escola ou cominidade dando a oportunidade de "dar a voz aos alunos".
Aprendemos a gerir o dinheiro de forma consciente, a trabalhar em equipa, a oportunidade de sermos moderadores tornou-nos mais responsáveis e aprendemos a estar mais à vontade com os nossos colegas mais velhos.
A experiência de ser da turma OP Jovem foi muito boa pois, pudemos trabalhar num projeto nacional e conviver com alunos de outras escolas e sermos reconhecidos pelo nosso empenho e trabalho neste projeto.
Concluindo, consideramos que este projeto foi muito positivo para todos nós, alunos do 8ºA, e para todos os alunos da escola. Contamos sempre com o apoio da equipa da Cascais Participa, à qual agradecemos tudo aquilo que nos ensinaram e apoiaram!"


Um dos desafios das nossas crianças em dias de chuva é ter onde brincar, e nesse sentido duas das nossas escolas do 1ºciclo, 



Nos passados dias 6 e 7 de janeiro, o universo "desceu" até à escola para proporcionar uma experiência inesquecível aos alunos de todas as turmas do 7.º ano. A iniciativa trouxe o Planetário Móvel do "Planeta Azul" (itinerante), permitindo que os nossos jovens exploradores espaciais viajassem pelo cosmos sem sair do lugar.
No dia 9 de janeiro, a turma A do 12.º ano assistiu à segunda palestra dinamizada pela Dr.ª Beatriz Vila, aluna do Agrupamento Ibn Mucana até ao ano de 2020.
No dia 19 de dezembro, realizou-se a atividade do «Amigo Secreto», na hora letiva de Assembleia de Turma.
No dia 18 de dezembro, a turma participou na atividade “The Ugly Christmas Sweater”.
O Agrupamento de Escolas Ibn Mucana voltou a montar, a já tradicional “Árvore de Natal Matematizada”, uma iniciativa do grupo de Matemática em articulação com a Direção do Agrupamento, que pretende aliar o espírito natalício à dimensão educativa e comunitária.
No passado dia 19 de Dezembro de 2025, o grupo de Educação Física, com a colaboração da turma do Curso Profissional de Gestão Desportiva, 10º1, organizou o “Torneio Basquetebol do 3º ciclo”, prova pertencente ao Plano Anual de Atividades.
Desde outubro que as Bibliotecas Escolares promoveram o concurso concelhio de leitura e incentivaram os seus alunos de 3º e 4º ano a participarem. Em dezembro, receberam os alunos participantes do concurso, que realizaram a primeira prova de verificação de leitura.
No âmbito do Plano Anual de Atividades, promovido pelo grupo de Educação Física, realizou-se o Torneio de Basquetebol do Ensino Secundário na Escola Helena Cidade Moura, nos dias 18 e 19 de dezembro.
No dia 18 de dezembro realizou-se o concurso de leitura EBSHCM fase de escola. As vencedoras foram as alunas Matilde Ferreira,10ºF, e Sara Nunes, 10º G.
No dia 18 de dezembro, o grupo de Educação Física, com a colaboração da turma 11.º1 e 12.º1, organizou o Torneio de Bola ao Capitão e Basquetebol – 2.º Ciclo, atividade integrada no Plano Anual de Atividades.
No dia 17 de dezembro, os alunos da turma A do 12.º ano da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura (Agrupamento de Escolas Ibn Mucana) visitaram o Museu da Presidência da República, em Belém, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, na sequência do estudo de uma das Aprendizagens Essenciais- Democracia e Instituições Políticas, nomeadamente os Órgãos de Soberania Nacional.
No dia 10 de dezembro, uma das professoras responsáveis pela implementação das iniciativas Erasmus+ no Agrupamento de Escolas Ibn Mucana esteve presente na III Gala Erasmus + no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, em Lisboa.
Em novembro o CINANIMA regressou à Biblioteca Escolar e trouxe-nos sessões de cinema de animação.