No dia 22 de março, realizou-se a Maratona de Xadrez, com a participação de todas as turmas do 5º ano (223 alunos). Durante 4 horas as turmas foram entrando, jogando com entusiasmo até que se chegou à final....
Os alunos finalistas foram o Lucas Delgado do 5ºA e Martim Amaro do 5ºF, saindo vencedor desta Maratona de Xadrez, o aluno LUCAS DELGADO…ficando em segundo (honroso) lugar o aluno MARTIM AMARO!!!
Ganharam livros de aventuras...
Foram todos vencedores, pelo entusiasmo, pelo empenho e também, em muitos casos, pelo saber...
Ao longo deste período realizaram-se torneios em cada turma tendo os dois primeiros lugares, em cada turma, recebido como prémio um livro. Foi um processo de consolidação dos saberes e competências acumuladas acerca do jogo, suas regras e possibilidades. Podemos afirmar, após a avaliação individual e atribuição de níveis de acordo com os Critérios de Avaliação pré-estabelecidos, que 90% dos alunos sabe jogar e joga bem, 5% joga muito bem revelando enorme potencialidade para serem bons jogadores (assim tenham continuidade neste jogo) e, 5% conhece as regras mas ainda não adquiriu as competências mínimas embora, todos, demonstrem uma excelente atitude perante o jogo.
O xadrez é um jogo de estímulos e respostas para problemas, desenvolvendo assim a capacidade cognitiva do jogador. Pedagogicamente, o xadrez faz parte do currículo escolar básico de dezenas de países. Vários projetos oficiais apontam melhoras significativas sobre alguns aspectos, tais como: memória, imaginação, concentração e inteligência.
O Xadrez - o estudo sistemático do xadrez não somente estimula a inteligência, como os avanços alcançados no campo intelectual tendem a manter-se no tempo...
No terceiro período, a tarefa vai complicar-se pois pretendemos que os alunos resolvam situações problemáticas…
Rui Manuel Torrado Valente








No dia 27 de novembro de 2025, os alunos do 12.º ano do Curso Profissional Técnico de Turismo, da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura (Agrupamento de Escolas Ibn Mucana), dinamizaram mais uma visita educativa aos espaços do Palácio da Cidadela de Cascais, desta vez com a turma do 9ºE, acompanhados pela Diretora de Turma, a professora Rita Leme.
Durante a Semana da Cultura Científica, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana apresentou uma exposição dedicada aos trabalhos de Físico-Química do 3.º ciclo, que refletem o empenho e a criatividade dos alunos nos diversos temas explorados.
A partir do contacto da Câmara do Comércio Italiano em Portugal com o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, foi feita uma proposta de visita e acolhimento de um grupo de dez docentes e três colaboradores administrativos provenientes da Catânia, Itália, no dia 27 de novembro. Aceite o convite, a nossa escolha acolheu-os ontem para lhes dar a conhecer as nossas práticas e projetos.
Decorreu no passado dia 26 de novembro o tradicional dia da Festa da Esgrima do Agrupamento, evento que contou com mais de 300 participantes dos 8 aos 12 anos.
Os alunos do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura participaram ativamente na Semana da Cultura Científica, que decorreu entre os dias 24 e 28 de novembro.
Cascais assinalou no dia 22 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma celebração marcada pelo entusiasmo da comunidade educativa e pela valorização das tradições marítimas locais.
No Dia Mundial da Filosofia, as turmas do 10º e 11º Ano foram desafiadas a construir máscaras inspiradas em rostos de filósofos, acompanhadas de frases ou ideias que representam o contributo de cada autor para a história do pensamento.
No âmbito do projeto Erasmus+ 2025-1-PT-01-KA121-SCH-000330837, quatro alunas da área de Artes , duas do 12º G e uma do 10º H, visitam Pádua, Itália, numa mobilidade individual de curta duração.
O Erasmus+ abre portas para mobilidades de pessoal docente e não docente, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus participantes.

No dia 31 de outubro, os alunos da Escola Básica Raul Lino, usufruíram de uma sessão de hora do conto, na Biblioteca Escolar, onde tiveram oportunidade de explorar o livro "Espreita pela janela".

Na Escola Básica Raul Lino comemorou-se o tradicional Magusto com muita alegria e grande entusiasmo saboreando as castanhas quentinhas!