Destaques do "Magazibn"

  • "No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento a turma E do 6º ano realizou alguns vídeos de sensibilização para um consumo racional e responsável.

    Continuar...
  • O escritor Richard Towers  veio às escolas do primeiro ciclo apresentar os seus livros “ O desafio de GuruRock”  e “A sinfonia do tempo”, num espetáculo interativo com música., em que o escritor deu a conhecer o universo mágico de GuruRock e o renomado físico Albert Einstein.

    Continuar...
  • No dia 12 e 13 de junho, no âmbito das suas atividades, o Clube de Teatro apresentou a dramatização da peça original “...e tu, vais ficar no silêncio!?”.

  • Na passada sexta feira, dia 8 de junho de 2018, realizou-se no refeitório da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana, o Espetáculo Solidário organizado pela professora Olga Prata e pelos Alunos das Turmas PAFC do 10º ano (B, E e F) a favor das crianças e jovens com e para quem a ADDHU e a Rede em Movimento Ibn Mucana trabalham.

    Continuar...
  • Os alunos do 9ºG tiveram uma experiência incrível no fim de semana de 2 e 3 de junho: Foram voluntários na recolha de bens para o Banco Alimentar Contra a Fome!

    Continuar...
  • 3 alunos da Escola Básica Fernando José dos Santos, defenderam as cores do Agrupamento Ibn Mucana nas Finais Nacionais de Esgrima, prova do calendário oficial da Federação Portuguesa de Esgrima que se disputou em Torres Vedras no passado sábado dia 9 de junho.

    Continuar...
  • No dia 5 de junho realizou-se a sessão de encerramento do ano letivo 2017/18 do programa da Associação Prevenir, “Eu Passo”, no qual estiveram envolvidos os alunos das turmas do 6ºA, 8ºA, 8ºF e 9ºG.

    Continuar...
  • Na passada quarta-feira, dia 30 de maio, como vem sendo “tradição” desde há 5 anos, realizou-se o Jantar/Baile de Gala dos alunos finalistas do 12º ano, da Escola Ibn Mucana.

     

    Continuar...
  • No passado dia 2 de Junho realizou-se a Conferência "Flexibilidade Curricular, Como chegamos lá?" no Centro Cultural de Cascais Para este evente foram convidades vários alunos para dar a sua opinião sobre este projeto e a nossa escola esteve representada pelo Bruno Lemos do 7ºano e por mim,, Margarida Forte do 10ºano.

    Continuar...
  • Os alunos das turmas 5ºB, 5ºD, 6ºF, 6ºG e 7ºF receberam com entusiasmo e interesse os jogos e informações do site "Pordata Kids".

    Continuar...

Maratona de Xadrez 2018

No dia 22 de março, realizou-se a Maratona de Xadrez, com a participação de todas as turmas do 5º ano (223 alunos). Durante 4 horas as turmas foram entrando, jogando com entusiasmo até que se chegou à final....

Os alunos finalistas foram o Lucas Delgado do 5ºA e Martim Amaro do 5ºF, saindo vencedor desta Maratona de Xadrez, o aluno  LUCAS DELGADO…ficando em segundo (honroso) lugar o aluno  MARTIM AMARO!!!
Ganharam livros de aventuras...
Foram todos vencedores, pelo entusiasmo, pelo empenho e também, em muitos casos, pelo saber...
Ao longo deste período realizaram-se torneios em cada turma tendo os dois primeiros lugares, em cada turma, recebido como prémio um livro. Foi um processo de consolidação dos saberes e competências acumuladas acerca do jogo, suas regras e possibilidades. Podemos afirmar, após a avaliação individual e atribuição de níveis de acordo com os Critérios de Avaliação pré-estabelecidos, que 90% dos alunos sabe jogar e joga bem, 5% joga muito bem revelando enorme potencialidade para serem bons jogadores (assim tenham continuidade neste jogo) e, 5% conhece as regras mas ainda não adquiriu as competências mínimas embora, todos, demonstrem uma excelente atitude perante o jogo.
O xadrez é um jogo de estímulos e respostas para problemas, desenvolvendo assim a capacidade cognitiva do jogador. Pedagogicamente, o xadrez faz parte do currículo escolar básico de dezenas de países. Vários projetos oficiais apontam melhoras significativas sobre alguns aspectos, tais como: memória, imaginação, concentração e inteligência.
O Xadrez - o estudo sistemático do xadrez não somente estimula a inteligência, como os avanços alcançados no campo intelectual tendem a manter-se no tempo...
No terceiro período, a tarefa vai complicar-se pois pretendemos que os alunos resolvam situações problemáticas…
Rui Manuel Torrado Valente

 

                

Aviso Abertura Concurso- Tecnicos Especializados

CONCURSO DE OFERTA DE ESCOLA 2018/2019 

Nos termos do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, na sua redação atual, informam-se todos os interessados que está aberto o concurso de contratação de escola, pelo prazo de três dias úteis, na aplicação electrónica disponibilizada pela DGAE, para suprir necessidades temporárias de Técnicos Especializados para as Áreas Técnicas dos Cursos Profissionais de Técnico de Turismo e de Técnico de Informação e Animação Turística.

Folheto informativo