No dia 22 de março, realizou-se a Maratona de Xadrez, com a participação de todas as turmas do 5º ano (223 alunos). Durante 4 horas as turmas foram entrando, jogando com entusiasmo até que se chegou à final....
Os alunos finalistas foram o Lucas Delgado do 5ºA e Martim Amaro do 5ºF, saindo vencedor desta Maratona de Xadrez, o aluno LUCAS DELGADO…ficando em segundo (honroso) lugar o aluno MARTIM AMARO!!!
Ganharam livros de aventuras...
Foram todos vencedores, pelo entusiasmo, pelo empenho e também, em muitos casos, pelo saber...
Ao longo deste período realizaram-se torneios em cada turma tendo os dois primeiros lugares, em cada turma, recebido como prémio um livro. Foi um processo de consolidação dos saberes e competências acumuladas acerca do jogo, suas regras e possibilidades. Podemos afirmar, após a avaliação individual e atribuição de níveis de acordo com os Critérios de Avaliação pré-estabelecidos, que 90% dos alunos sabe jogar e joga bem, 5% joga muito bem revelando enorme potencialidade para serem bons jogadores (assim tenham continuidade neste jogo) e, 5% conhece as regras mas ainda não adquiriu as competências mínimas embora, todos, demonstrem uma excelente atitude perante o jogo.
O xadrez é um jogo de estímulos e respostas para problemas, desenvolvendo assim a capacidade cognitiva do jogador. Pedagogicamente, o xadrez faz parte do currículo escolar básico de dezenas de países. Vários projetos oficiais apontam melhoras significativas sobre alguns aspectos, tais como: memória, imaginação, concentração e inteligência.
O Xadrez - o estudo sistemático do xadrez não somente estimula a inteligência, como os avanços alcançados no campo intelectual tendem a manter-se no tempo...
No terceiro período, a tarefa vai complicar-se pois pretendemos que os alunos resolvam situações problemáticas…
Rui Manuel Torrado Valente



No passado dia 29 de abril, a Escola Básica Fausto Cardoso Figueiredo coloriu-se de azul por uma causa nobre. No âmbito do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, a nossa comunidade educativa aderiu formalmente à Campanha do Laço Azul.
No passado dia 28 de abril, a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana foi palco de uma atividade especial promovida pelo Clube do Voluntariado, em parceria com a CAF e a ABESA.
35 alunos, do 4º ao 12º ano, representaram o Agrupamento Ibn Mucana na 3ª Etapa do calendário oficial de Esgrima do Desporto Escolar, disputada no dia 22 de abril no Colégio Senhora da Boa Nova.
No âmbito do Plano Anual de Atividades, promovido pelo grupo de Educação Física, realizou-se, no passado dia 22 de abril, a 10.ª Edição da Festa do Futebol Feminino, organizada pela Associação de Futebol de Lisboa, em parceria com a FPF e o Desporto Escolar, no Campo António Coimbra da Mota, no Estoril.
No dia 22 de Abril durante toda a manhã ocorreu o Torneio Cascais Vólei, organizado pela nossa Escola.
Um grupo de seis alunos do 12.º ano do Curso de Artes Visuais,entre 13 e 18 de abril, viajou até Teba, na Andaluzia, para uma semana de imersão cultural e partilha artística na Escola IES Itaba.
Dois grupos de alunos do terceiro ciclo (7º D, E, F e 9º B e C) encontram-se entre 12 e 17 de abril em Badajoz, numa mobilidade Erasmus+ acompanhados pelas professoras Paula Alves, Liliana Ferreira, Patrícia Pincha e Paula Pinheiro. Após uma primeira fase com o acolhimento do grupo espanhol na Ibn Mucana, foi a vez dos nossos alunos terem oportunidade de conhecer uma escola e um outro país da UniãoEuropeia.
Já se conhecem os vencedores do Concurso de Fotografia Científica 2025/2026.
Aqui ficam as
Exposição Ciclo Celular na EBS Helena Cidade Moura
A Festa do Patrono (24, 25, 26 e 27 de março) foi celebrada, na Escola Básica Raul Lino, com um conjunto extraordinariamente diversificado de atividades culturais, artísticas, desportivas e lúdicas, todas elas envolventes, criativas, significativas e divertidas.
A comunidade educativa comemorou o patrono Ibn Mucana através de diversas iniciativas, nas quais se integrou o projeto Erasmus+ que deu a conhecer as experiências de mobilidade, inspirando alunos e professores a cruzar fronteiras.
No dia 25 de março, o grupo de Desporto Escolar de Patinagem, participou no Torneio de Hóquei em patins na escola Escola Básica 2,3 de Alfornelos.