•   

Destaques do "Magazibn"

  • A Quinta da Marinha foi, na manhã de 13 de dezembro, palco de mais uma edição do Corta-Mato Concelhio.
    O  Agrupamento esteve representado por 82 alunos, distribuídos pelo setor feminino e masculino nos escalões de Infantis A, Infantis B, Iniciados, Juvenis e Juniores. 

    Continuar...
  • Decorreu nos dias 11 e 12 de dezembro o Torneio Interno de Basquetebol do Agrupamento, prova que contou com 88 equipas, num total de 412 alunos do 6º ao 12º ano.

    Continuar...
  • Seis de dezembro foi o dia escolhido para o hastear da Bandeira Eco-Escola, que eleva o Agrupamento Ibn Mucana à categoria de Eco-Agrupamento e ainda a inauguração oficial da obra do OP Jovem 2016/2017: mobiliário de jardim para uma nova área de lazer. 

    Continuar...
  • No passado dia 27 de novembro, realizou-se a IV Gala da Educação de Cascais, no Salão Preto e Prata do Casino do Estoril, na qual a Câmara Municipal de Cascais distingue publicamente todos os que se destacam ao longo do último ano letivo: alunos, docentes e não docentes.

    Continuar...
  • Já está em marcha o Orçamento Participativo Jovem 2017/2018. Com a participação de 15 escolas do concelho, o processo vai envolver milhares de alunos, contribuindo para desenvolver a participação e a cidadania.

    Continuar...
  • A Ibn Mucana deu hoje mais um passo no desenvolvimento do seu projeto de Esgrima, assumindo a organização da 1ª etapa do Quadro Competitivo do Desporto Escolar.

    Continuar...
  • No dia 24 de novembro realizou-se na escola sede do Agrupamento uma ação de sensibilização sobre a problemática dos refugiados em Portugal e no Mundo.

     

    Continuar...
  • Decorreu no passado dia 22 o Corta-Mato do Agrupamento envolvendo 402 alunos do 4º ao 12º ano.
    O entusiasmo foi grande ao longo de toda a manhã com corridas para todas as idades.

    Continuar...
  • O núcleo de Esgrima do Agrupamento deslocou-se a Palmela no passado sábado, dia 25 de novembro, para participar no 1º Torneio de Espada UpperScore.

    Continuar...

No dia 17 de novembro, o professor Nuno Frazão veio à Escola Fernando Teixeira Lopes, dar uma aula de esgrima aos quartos anos.

O professor ensinou quatro movimentos, que são: guarda, avançar, recuar e a fundo. Disse que não podíamos andar nem para a direita, nem para a esquerda, só ir para a frente e para trás. Treinamos a tentar tocar nos joelhos do colega, com as duas mãos e depois só com uma. Para começar a atividade, ele dizia «começar» e para acabar dizia «alto». Fizemos o jogo do «jacadi», para treinar os movimentos.

O professor mostrou-nos um equipamento de esgrima, que são uns calções e um casaco feitos com um tecido resistente, chamado kevlar, uma máscara e um florete de ferro. Também mostrou uma luva que se usa na mão que segura o florete. Informou-nos que a pista de esgrima tem 14 metros de comprimento e 1,50 metros de largura.

A seguir, fizemos um treino de esgrima com um florete e uma máscara para proteção da cara, mas feitos de plástico. No início e no fim do exercício, temos que fazer uma saudação ao árbitro, ao adversário e ao público, usando o florete. No fim, também cumprimentamos o adversário, com a mão que não segurou o florete.

Para terminar, ele fez um resumo de tudo o que aprendemos. Além disso, pediu que, quando víssemos crianças a fazer esgrima com pauzinhos, pedíssemos para pararem e explicar que se podem magoar. Devemos ensinar-lhes o jogo de tocar nos joelhos e assim já não se magoam.

Mesmo no fim, fizemos um «mega jacadi» com os dois quartos anos.

Texto coletivo 4º anos