Destaques do "Magazibn"

  • No dia 8 de outubro, o 11º F, foi ao Centro de Formação de Surf - S. Pedro, participar numa sessão de adaptação ao meio aquático e de iniciação ao surf.
    Foi uma manhã muito bem passada, em que os alunos manifestaram agrado e vontade de repetirem esta atividade.

    Continuar...
  • Os alunos do 9ºA, acompanhados pelas professoras Isabel Costa e Rosário Valente, participaram no  Ciclo “Ver, Ouvir e Debater Saúde Mental”, que decorreu no âmbito da comemoração, a 10 de Outubro, do Dia Mundial da Saúde Mental.

    Continuar...
  • Entre os dias 29 de setembro e 5 de outubro, a nossa escola recebeu um grupo de estrangeiros, no âmbito do projeto Cruzando Fronteras Con el Arte y la Tecnologia - Erasmus+.  Continuar...
  • Sermos padrinhos do 5ºano, e assim podermos ajudar os novos alunos, está a ser uma experiência única! 
    Há seis anos atrás vivemos a mesma experiência que os nossos afilhados estão agora a vivenciar ..

    Continuar...
  • Na EB/ JI Raul LIno realizou-se a atividade de APADRINHAMENTO (1º ano/ 4º ano e JI/ 3º ano). Um simples gesto que permitiu estabelecer laços de amizade e a integração dos alunos na escola através do CORAÇÃO!

    O vídeo

  • "No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento a turma E do 6º ano realizou alguns vídeos de sensibilização para um consumo racional e responsável.

    Continuar...
  • O escritor Richard Towers  veio às escolas do primeiro ciclo apresentar os seus livros “ O desafio de GuruRock”  e “A sinfonia do tempo”, num espetáculo interativo com música., em que o escritor deu a conhecer o universo mágico de GuruRock e o renomado físico Albert Einstein.

    Continuar...
  • No dia 12 e 13 de junho, no âmbito das suas atividades, o Clube de Teatro apresentou a dramatização da peça original “...e tu, vais ficar no silêncio!?”.

  • Na passada sexta feira, dia 8 de junho de 2018, realizou-se no refeitório da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana, o Espetáculo Solidário organizado pela professora Olga Prata e pelos Alunos das Turmas PAFC do 10º ano (B, E e F) a favor das crianças e jovens com e para quem a ADDHU e a Rede em Movimento Ibn Mucana trabalham.

    Continuar...

A aula de esgrima na EB FTL

No dia 17 de novembro, o professor Nuno Frazão veio à Escola Fernando Teixeira Lopes, dar uma aula de esgrima aos quartos anos.

O professor ensinou quatro movimentos, que são: guarda, avançar, recuar e a fundo. Disse que não podíamos andar nem para a direita, nem para a esquerda, só ir para a frente e para trás. Treinamos a tentar tocar nos joelhos do colega, com as duas mãos e depois só com uma. Para começar a atividade, ele dizia «começar» e para acabar dizia «alto». Fizemos o jogo do «jacadi», para treinar os movimentos.

O professor mostrou-nos um equipamento de esgrima, que são uns calções e um casaco feitos com um tecido resistente, chamado kevlar, uma máscara e um florete de ferro. Também mostrou uma luva que se usa na mão que segura o florete. Informou-nos que a pista de esgrima tem 14 metros de comprimento e 1,50 metros de largura.

A seguir, fizemos um treino de esgrima com um florete e uma máscara para proteção da cara, mas feitos de plástico. No início e no fim do exercício, temos que fazer uma saudação ao árbitro, ao adversário e ao público, usando o florete. No fim, também cumprimentamos o adversário, com a mão que não segurou o florete.

Para terminar, ele fez um resumo de tudo o que aprendemos. Além disso, pediu que, quando víssemos crianças a fazer esgrima com pauzinhos, pedíssemos para pararem e explicar que se podem magoar. Devemos ensinar-lhes o jogo de tocar nos joelhos e assim já não se magoam.

Mesmo no fim, fizemos um «mega jacadi» com os dois quartos anos.

Texto coletivo 4º anos

Dia do Diploma 2018