•   

Destaques do "Magazibn"

  • 25 de Abril
    Cravos, soldados…
    O que vos faz lembrar?
    É o 25 de Abril que está a chegar.

    Continuar...
  • O nosso Agrupamento conquistou 6 medalhas no 4º Torneio do Desporto Escolar, disputado no dia dezoito de abril na Escola Secundária da amadora.

    Continuar...
  • A turma do 12º ano do Curso Profissional de Apoio à Gestão Desportiva esteve hoje, onze de abril, no dia aberto da Faculdade de Motricidade Humana.

    Continuar...
  • Pat R? Perguntam vocês. Nós respondemos: o impacto junto de alunos e professores que assistiram a uma das duas sessões incluídas na Semana da Leitura da EBS Ibn Mucana foi enorme.

    Continuar...
  • Alunos e professores participaram na habitual atividade “Canto de Encanto”, da Semana da Leitura da EBS Ibn Mucana 2018. 

    Continuar...
  • Mais uma representação regional dos alunos das nossas escolas no Concurso Nacional de Leitura-fase regional. Parabéns aos participantes de todos os níveis de ensino e, especialmente, aos alunos do 1º e 2º ciclos pela sua adesão e entusiasmo.

    Continuar...
  • A partilha do saber fazer e o convívio ficaram patentes em mais um workshop de seniores e os alunos do 10ºF, no âmbito do Projeto EscolarIDADES.

    Continuar...
  •   A Ibn Mucana podemos agradecer
    Pelas histórias que ficam na nossa memória
    Porque deu a esta escola a sua Glória.​

    ...

    Continuar...
  • No dia 22 de março, realizou-se a Maratona de Xadrez, com a participação de todas as turmas do 5º ano (223 alunos). Durante 4 horas as turmas foram entrando, jogando com entusiasmo até que se chegou à final....

    Continuar...
  • Na Ludobiblioteca da EB Raul Lino, os alunos do 2ºB, construíram um Teatro de Papel com materiais reciclados, criaram personagens, construíram-nas em papel e inventaram uma história.

    Continuar...

O xadrez é um jogo de estímulos e respostas para problemas, desenvolvendo assim a capacidade cognitiva do jogador. Pedagogicamente, o xadrez faz parte do currículo escolar básico de dezenas de países. Vários projetos oficiais apontam melhoras significativas sobre alguns aspetos, tais como: memória, imaginação, concentração e inteligência.

Mais recentemente, estudos apresentaram conclusões significativas sobre o chamado Projeto Xadrez: o estudo sistemático do xadrez não somente estimula a inteligência, como os avanços alcançados no campo intelectual tendem a manter-se no tempo
Assim, nasceu este projeto, na escola sede do agrupamento de escolas Ibn Mucana, que tem contado com uma excelente adesão por parte dos alunos do 5º ano, idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos, mesmo para aqueles, que nos confessaram, que à partida não sabiam o que esperar e não se encontravam motivados.
O que se pretende atingir/melhorar, seguindo as pesquisas do pedagogo suíço Charles Partos, é:
1- A Atenção e a concentração;
2- O julgamento e o planeamento;
3- A imaginação e a antecipação;
4- A memória;
5- A vontade de vencer, a paciência e o autocontrole;
6- O espírito de decisão;
7- A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;
8- A criatividade;    
9- A inteligência;
10- A organização metódica do estudo. 
Mas também se desenvolvem as habilidades mentais que melhoram com o desenvolvimento do jogo, outras habilidades, como: perseverança, capacidade de estudo, autoconhecimento, organização pessoal, motivação e ambição, dentre outros. 
Todo esse processo faz parte da “construção do indivíduo” e, como jogo, o xadrez pode ser uma forte ferramenta para facilitar esse caminho.
   

Exames- Inscrição

Ensino Básico
1ª fase- 16 de Fevereiro a 1 de março
2ª fase- 13 a 17 de julho

Ensino Secundário
1ª fase- 16 de Fevereiro a 1 de março
2ª fase- 12 a 16 de julho