Destaques do "Magazibn"

  • No dia 8 de outubro, o 11º F, foi ao Centro de Formação de Surf - S. Pedro, participar numa sessão de adaptação ao meio aquático e de iniciação ao surf.
    Foi uma manhã muito bem passada, em que os alunos manifestaram agrado e vontade de repetirem esta atividade.

    Continuar...
  • Os alunos do 9ºA, acompanhados pelas professoras Isabel Costa e Rosário Valente, participaram no  Ciclo “Ver, Ouvir e Debater Saúde Mental”, que decorreu no âmbito da comemoração, a 10 de Outubro, do Dia Mundial da Saúde Mental.

    Continuar...
  • Entre os dias 29 de setembro e 5 de outubro, a nossa escola recebeu um grupo de estrangeiros, no âmbito do projeto Cruzando Fronteras Con el Arte y la Tecnologia - Erasmus+.  Continuar...
  • Sermos padrinhos do 5ºano, e assim podermos ajudar os novos alunos, está a ser uma experiência única! 
    Há seis anos atrás vivemos a mesma experiência que os nossos afilhados estão agora a vivenciar ..

    Continuar...
  • Na EB/ JI Raul LIno realizou-se a atividade de APADRINHAMENTO (1º ano/ 4º ano e JI/ 3º ano). Um simples gesto que permitiu estabelecer laços de amizade e a integração dos alunos na escola através do CORAÇÃO!

    O vídeo

  • "No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento a turma E do 6º ano realizou alguns vídeos de sensibilização para um consumo racional e responsável.

    Continuar...
  • O escritor Richard Towers  veio às escolas do primeiro ciclo apresentar os seus livros “ O desafio de GuruRock”  e “A sinfonia do tempo”, num espetáculo interativo com música., em que o escritor deu a conhecer o universo mágico de GuruRock e o renomado físico Albert Einstein.

    Continuar...
  • No dia 12 e 13 de junho, no âmbito das suas atividades, o Clube de Teatro apresentou a dramatização da peça original “...e tu, vais ficar no silêncio!?”.

  • Na passada sexta feira, dia 8 de junho de 2018, realizou-se no refeitório da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana, o Espetáculo Solidário organizado pela professora Olga Prata e pelos Alunos das Turmas PAFC do 10º ano (B, E e F) a favor das crianças e jovens com e para quem a ADDHU e a Rede em Movimento Ibn Mucana trabalham.

    Continuar...

A importância do Xadrez no desenvolvimento dos jovens

Escrito por Rui Valente.

O xadrez é um jogo de estímulos e respostas para problemas, desenvolvendo assim a capacidade cognitiva do jogador. Pedagogicamente, o xadrez faz parte do currículo escolar básico de dezenas de países. Vários projetos oficiais apontam melhoras significativas sobre alguns aspetos, tais como: memória, imaginação, concentração e inteligência.

Mais recentemente, estudos apresentaram conclusões significativas sobre o chamado Projeto Xadrez: o estudo sistemático do xadrez não somente estimula a inteligência, como os avanços alcançados no campo intelectual tendem a manter-se no tempo
Assim, nasceu este projeto, na escola sede do agrupamento de escolas Ibn Mucana, que tem contado com uma excelente adesão por parte dos alunos do 5º ano, idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos, mesmo para aqueles, que nos confessaram, que à partida não sabiam o que esperar e não se encontravam motivados.
O que se pretende atingir/melhorar, seguindo as pesquisas do pedagogo suíço Charles Partos, é:
1- A Atenção e a concentração;
2- O julgamento e o planeamento;
3- A imaginação e a antecipação;
4- A memória;
5- A vontade de vencer, a paciência e o autocontrole;
6- O espírito de decisão;
7- A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;
8- A criatividade;    
9- A inteligência;
10- A organização metódica do estudo. 
Mas também se desenvolvem as habilidades mentais que melhoram com o desenvolvimento do jogo, outras habilidades, como: perseverança, capacidade de estudo, autoconhecimento, organização pessoal, motivação e ambição, dentre outros. 
Todo esse processo faz parte da “construção do indivíduo” e, como jogo, o xadrez pode ser uma forte ferramenta para facilitar esse caminho.
   

Dia do Diploma 2018