•   

Destaques do "Magazibn"

  • 75 alunos representaram o nosso Agrupamento, no passado dia 10 de janeiro, no 2º Torneio de Esgrima do Desporto Escolar, que teve lugar no Colégio Militar.

    Continuar...
  • 1º Encontro com participação de 30 alunos e excelentes classificações Com a participação de TRINTA Alunos (9 rapazes e 21 raparigas), o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana tomou parte no primeiro Encontro de Patinagem que teve lugar na Escola Frei Gonçalo Azevedo.

    Continuar...
  • Nos dias 23, 24 e 25 de janeiro os alunos da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana poderão participar nas Sessões Públicas de Participação. Nestas sessões devem apresentar propostas para melhorar a escola e a comunidade escolar. As inscrições para as sessões poderão ser realizadas junto dos alunos da equipa OP Jovem (8ºA) na Papelaria e no Refeitório.

    Continuar...
  • O xadrez é um jogo de estímulos e respostas para problemas, desenvolvendo assim a capacidade cognitiva do jogador. Pedagogicamente, o xadrez faz parte do currículo escolar básico de dezenas de países. Vários projetos oficiais apontam melhoras significativas sobre alguns aspetos, tais como: memória, imaginação, concentração e inteligência.

    Continuar...
  • No âmbito do Projeto Eco-Escolas / Escola Azul, foi lançado aos encarregados de Educação do Jardim de Infância da EB/JI Fernando Teixeira Lopes, o desafio de construção de presépios com material reciclável.

    Continuar...
  • O CRID e a Escola/JI Fernando Teixeira Lopes desenvolvem desde 2003 o Projeto "Juntos Pintamos o Céu" que se centra essencialmente na promoção dos valores de Cidadania destacando o respeito pela diferença com ênfase na Deficiência e Saúde Mental.

    Continuar...
  • 7 alunos do Agrupamento, 6 da Escola Básica Fernando José dos Santos e 1 da Escola Básica Raúl Lino, estiveram no passado domingo, dia 17 de dezembro, em Mafra, a convite do Clube anfitrião – Casa do Povo de Mafra – para o Torneio de Natal.

    Continuar...
  • Na noite de 15 de dezembro, foram conhecidos os projetos vencedores do OP Cascais de 2017. Estavam na corrida 4 projetos, das 4 escolas do agrupamento. Graças ao empenho e participação da nossa comunidade escolar, os 4 ganharam e por isso sonhos da Ibn Mucana realizar-se-ão em 2018.  Continuar...
  • A Quinta da Marinha foi, na manhã de 13 de dezembro, palco de mais uma edição do Corta-Mato Concelhio.
    O  Agrupamento esteve representado por 82 alunos, distribuídos pelo setor feminino e masculino nos escalões de Infantis A, Infantis B, Iniciados, Juvenis e Juniores. 

    Continuar...
  • Decorreu nos dias 11 e 12 de dezembro o Torneio Interno de Basquetebol do Agrupamento, prova que contou com 88 equipas, num total de 412 alunos do 6º ao 12º ano.

    Continuar...

O xadrez é um jogo de estímulos e respostas para problemas, desenvolvendo assim a capacidade cognitiva do jogador. Pedagogicamente, o xadrez faz parte do currículo escolar básico de dezenas de países. Vários projetos oficiais apontam melhoras significativas sobre alguns aspetos, tais como: memória, imaginação, concentração e inteligência.

Mais recentemente, estudos apresentaram conclusões significativas sobre o chamado Projeto Xadrez: o estudo sistemático do xadrez não somente estimula a inteligência, como os avanços alcançados no campo intelectual tendem a manter-se no tempo
Assim, nasceu este projeto, na escola sede do agrupamento de escolas Ibn Mucana, que tem contado com uma excelente adesão por parte dos alunos do 5º ano, idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos, mesmo para aqueles, que nos confessaram, que à partida não sabiam o que esperar e não se encontravam motivados.
O que se pretende atingir/melhorar, seguindo as pesquisas do pedagogo suíço Charles Partos, é:
1- A Atenção e a concentração;
2- O julgamento e o planeamento;
3- A imaginação e a antecipação;
4- A memória;
5- A vontade de vencer, a paciência e o autocontrole;
6- O espírito de decisão;
7- A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;
8- A criatividade;    
9- A inteligência;
10- A organização metódica do estudo. 
Mas também se desenvolvem as habilidades mentais que melhoram com o desenvolvimento do jogo, outras habilidades, como: perseverança, capacidade de estudo, autoconhecimento, organização pessoal, motivação e ambição, dentre outros. 
Todo esse processo faz parte da “construção do indivíduo” e, como jogo, o xadrez pode ser uma forte ferramenta para facilitar esse caminho.