Destaques do "Magazibn"

  • No passado dia 14 de Janeiro Sr. Presidente da Câmara Municipal de Cascais veio à escola sede do agrupamento inaugurar a "Casa das Artes", obra resultante da participação ativa e empreeendedora da comunidade educativa através do Orçamento Participativo da C.M.C em 2017.

    Continuar...
  • Mais uma vez os terceiros e quartos anos participaram no Concurso Nacional de Leitura, na
    fase de escola, e a três menções de mérito, na EB Fernando Teixeira Lopes.

    Continuar...
  • 7 Mosqueteiros do nosso Agrupamento estiveram este domingo, 13 de janeiro, no Torneio de Esgrima organizado pela Casa do Povo de Mafra.

    Continuar...
  • Foi Proposto à escola, pela Associação 25 de abril, a participação da mesma num projeto denominado: “Abril Hoje”, a levar a cabo preferencialmente com os alunos do ensino secundário.

    Continuar...
  • No âmbito do projeto Erasmus+ "Steps  Towards Future", realizou-se a primeira reunião de trabalho  em Torun com a presença das professoras Dalila  Chumbinho,  Isabel Costa, Luísa Lourenço e Fátima França.

    Continuar...
  • Na EB/ JI Raul Lino os 3 Rs da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) visaram minimizar o desperdício de materiais e produtos e foram transformados em coroas e decorações de Natal. 

    Continuar...
  • Momentos de partilha, união e convívio entre a comunidade escolar. A Festa de Natal foi mágica e o espírito natalício esteve presente em todos os momentos. 

    Continuar...
  • Na Oficina  de Animação de Histórias (AEC da EB/ JI Raul Lino) dinamizada pela Joana Mendonça, os alunos inscritos, realizaram uma curta-metragem para participarem no concurso de curtas-metragens: "Projeto Rios: Unir Rios e Pessoas" promovido pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA).

    Continuar...
  • A Feira do Livro da EBSIM, resultante da parceria da Biblioteca Escolar da EBSIM e a Livraria Bookslive teve o impacto pretendido. Segundo o livreiro Ricardo Geraldes, são sementes que se vão lançando e, quando há oferta, os alunos aderem. Especialmente os mais jovens.

    Continuar...
  • Os alunos da Ibn Mucana desejam a todos um Feliz Natal.
    Aqui ficam as quadras "natalícias",  escritas pelos alunos do 9ºB... 

    Continuar...
  • No âmbito da Cidadania e Desenvolvimento (voluntariado) um grupo de 5 alunas do 8.ºA (Beatriz Silva, Francisca Nunes, Iara Rocha, Maria Mendes e Rebeca Nascimento) dinamizaram 2 sessões para os Seniores da Associação Bem-Estar Social de Alcabideche.

    Continuar...
  • No passado dia 12/12/2018 realizou-se, a segunda edição da prova de Corta-Mato, a nível concelhio, na Quinta da Marinha. Estiveram presentes para competir, nesta prova, sete  alunos da EB/ JI Raul Lino. Todos os alunos participantes deram o seu melhor e estão de parabéns! 

    Continuar...
  • Os dois últimos dias do primeiro período foram marcados desportivamente pelo Torneio Inter-Turmas de Basquetebol, evento que mobilizou perto de 500 alunos do 6º ao 12º ano.

    Continuar...
  • No dia 12 de dezembro, realizou-se o corta mato de concelhio, na Quinta da Marinha, e o Agrupamento esteve representado  pelos alunos do 3º ano ao 12º ano, tendo estes obtido resultados muito bons, tanto a nível individual como coletivo.

    Continuar...

A importância do Xadrez no desenvolvimento dos jovens

Escrito por Rui Valente.

O xadrez é um jogo de estímulos e respostas para problemas, desenvolvendo assim a capacidade cognitiva do jogador. Pedagogicamente, o xadrez faz parte do currículo escolar básico de dezenas de países. Vários projetos oficiais apontam melhoras significativas sobre alguns aspetos, tais como: memória, imaginação, concentração e inteligência.

Mais recentemente, estudos apresentaram conclusões significativas sobre o chamado Projeto Xadrez: o estudo sistemático do xadrez não somente estimula a inteligência, como os avanços alcançados no campo intelectual tendem a manter-se no tempo
Assim, nasceu este projeto, na escola sede do agrupamento de escolas Ibn Mucana, que tem contado com uma excelente adesão por parte dos alunos do 5º ano, idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos, mesmo para aqueles, que nos confessaram, que à partida não sabiam o que esperar e não se encontravam motivados.
O que se pretende atingir/melhorar, seguindo as pesquisas do pedagogo suíço Charles Partos, é:
1- A Atenção e a concentração;
2- O julgamento e o planeamento;
3- A imaginação e a antecipação;
4- A memória;
5- A vontade de vencer, a paciência e o autocontrole;
6- O espírito de decisão;
7- A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;
8- A criatividade;    
9- A inteligência;
10- A organização metódica do estudo. 
Mas também se desenvolvem as habilidades mentais que melhoram com o desenvolvimento do jogo, outras habilidades, como: perseverança, capacidade de estudo, autoconhecimento, organização pessoal, motivação e ambição, dentre outros. 
Todo esse processo faz parte da “construção do indivíduo” e, como jogo, o xadrez pode ser uma forte ferramenta para facilitar esse caminho.
   

Foi inaugurada a "Casa das Artes"

No passado dia 14 de Janeiro Sr. Presidente da Câmara Municipal de Cascais veio à escola sede do agrupamento inaugurar a "Casa das Artes", obra resultante da participação ativa e empreeendedora da comunidade educativa através do Orçamento Participativo da C.M.C em 2017.