"Dá Mais Gosto ir à Escola"

Um dos desafios das nossas crianças em dias de chuva é ter onde brincar,  e nesse sentido duas das nossas escolas do 1ºciclo, EB Fausto Cardoso Figueiredo e EB Raul Lino, candidataram-se à iniciativa do Continente "Dá Mais Gosto ir à Escola" de reabilitação de espaço Exteriores. 

Estamos na fase de votação e podem fazê-lo através da APP do Cartão Continente. Veja AQUI como votar!

Contamos com TODOS os vossos votos!

Bem hajam!

 

 

"Olhares por um Futuro Sustentável"

Ciência Viva
Semana Cultura Científica 25/26

 BE  
Campanha de Doação de Livros

BE
Jornal das Vozes da Ibn 

CLICA EM CADA  IMAGEM

CAMPANHA #ibnsemtlm

Cartaz criado por alunos do 12ºA+B na disciplinade AI

 

"Notícias" Magazibn

Comemoramos anualmente o Dia da Europa que se assinala a 9 de maio, sendo uma oportunidade para se festejar a paz e a unidade do Velho Continente. E porquê 9 de maio?

Porque no dia 9 de maio de 1950, em Paris, o Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Robert Schuman, fez um discurso onde expôs a sua visão sobre como deveria ser a Europa, uma Europa unida e cooperante em termos políticos, que afastasse, em definitivo a possibilidade de uma guerra entre os países europeus. Na verdade, não podemos esquecer que decorria o ano de 1950, a 2ª Guerra Mundial acabara há cinco anos e as nações europeias debatiam-se com a gigante tarefa da reconstrução. Perante o cenário de morte e devastação, os países tomaram consciência da necessidade de evitar a todo o custo que a guerra se repetisse.
A concretização da visão de Schuman passava pela criação de uma instituição europeia, capaz de gerir em conjunto a produção do carvão e do aço, o que iria tornar a guerra entre a França e a Alemanha, antigas rivais, “não só impensável mas materialmente impossível”.
Formalizada pelo Tratado de Paris em 1951, a CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço) viria a constituir um mercado comum do carvão e do aço entre os países fundadores (França, República Federal da Alemanha, Itália, Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo) tendo sido a primeira de uma série de instituições europeias supranacionais que deram origem à atual União Europeia.
Por Professora Luísa Correia