Ibn Mucana no Instituto de Medicina Molecular

No dia 5 de junho foi proporcionada às turmas de 12 ano de ciências uma visita de estudo ao Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes no âmbito da disciplina de Biologia.

No início da visita, os alunos foram ao biobanco onde estão armazenadas várias amostras biológicas de diferentes indivíduos normais e doentes que mais tarde vão ser utilizadas para pesquisa médica, nomeadamente de várias doenças como por exemplo doenças cardiovasculares e cancro.

De seguida, foram visitar vários laboratórios do instituto onde foram explicados os diferentes projetos e os respectivos processos que envolvem os estudos dos mesmos realizados pelos investigadores.

Alguns destes estudos são realizados em animais, como os ratos e os peixes zebra, com o fim de acompanhar e estudar o desenvolvimento e o tratamento de algumas doenças em estudo como as doenças cardiovasculares, principalmente o acidente vascular cerebral (AVC), e alguns tipos de cancro como a leucemia. Outros projetos são baseados na tentativa de compreender se é possível desfazer coágulos sanguíneos a partir da introdução de um fármaco (como por exemplo uma proteína) numa bolha de lipídios criada em laboratório. Estas pesquisas são por isso fundamentais para o desenvolvimento de tratamentos ou para a prevenção de doenças cardiovasculares.

Após as visitas aos laboratórios os alunos tiveram a oportunidade de ir ver as salas onde se encontram os equipamentos que ajudam na realização destes estudos e puderam ver o microscópio de força atómica que permite ver por exemplo imagens, numa escala nanométrica, de glóbulos vermelhos e brancos, plaquetas, péptidos e bactérias e permite visualizar também gráficos que após a sua análise é possível determinar a elasticidade das células e observar o comportamento das mesmas perante o fármaco que é aplicado na bolha de lipídios como foi explicado anteriormente.

Assim, tudo isto que é estudado no instituto tem como objetivo principal apresentar novas abordagens ao tratamento de determinadas doenças de forma a contribuir para a evolução da investigação científica.

Entrega de Manuais escolares - 2019/2020

A atribuição de manuais escolares para o próximo ano letivo rege-se pela legislação:
Despacho nº 921/2019 de 24 de janeiro de 2019
Algumas informações relativas a manuais escolares para o próximo ano letivo encontram-se em :
www.manuaisescolares.pt

A entrega de manuais escolares da Bolsa de Manuais Escolares é feita a partir de:
29 de julho  -  2ª feira no monobloco M4, no seguinte horário:

9,00h – 11,00h e 13,00h – 16,00h

A entrega faz-se mediante a apresentação de informação emitida pela plataforma MEGA.

Alcabideche, 26 de julho de 2019
A Diretora
Maria Teresa de Matos Lopes

CONCURSO DE OFERTA DE ESCOLA 2019/2020 – TÉCNICOS ESPECIALIZADOS

Está aberto o concurso de contratação de escola, pelo prazo de três dias úteis, na aplicação electrónica disponibilizada pela DGAE, para suprir necessidades temporárias de Técnicos Especializados para as Áreas Técnicas dos Cursos Profissionais de Técnico de Turismo.

Aviso integral