O ambientalista Eugénio Sequeira na Ibn Mucana

A Escola Básica e Secundária Ibn Mucana foi agraciada com a visita do engenheiro Eugénio Menezes de Sequeira, ambientalista de renome internacional e filho de Cascais, que realizou uma palestra, subordinada aos temas “Roteiros do Património de Cascais – Património Natural” e “Um caso de Sucesso da Liga para a Proteção da Natureza - Castro Verde Sustentável”. 

 

O convidado, que pugna contra a atitude irresponsável dos que destroem a natureza e o património comum, sensibilizou os presentes para a importância vital do correto ordenamento do território, na prevenção dos fogos e das cheias, protegendo, desta forma, as espécies autóctones, algumas delas ameaçadas. Num clicar, percorreu com os alunos espaços rurais e a zona costeira de Cascais, onde observaram narcisos da praia, zimbros, orquídeas, lírios amarelos, tamarix, miosótis-da-praia, uma espécie em alto risco. Com entusiasmo, humor e dinamismo, transportou-os para Sintra, entre outros locais, e finalizou com o programa vencedor de inúmeros prémios - “Castro Verde Sustentável”, da Liga Portuguesa para a Proteção da Natureza, presidida pelo orador.
Estiveram presentes quatro turmas integradas no projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, do décimo e décimo primeiro anos.
A atividade foi organizada pela biblioteca da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana.

Oficinas