"Dá Mais Gosto ir à Escola"

Um dos desafios das nossas crianças em dias de chuva é ter onde brincar,  e nesse sentido duas das nossas escolas do 1ºciclo, EB Fausto Cardoso Figueiredo e EB Raul Lino, candidataram-se à iniciativa do Continente "Dá Mais Gosto ir à Escola" de reabilitação de espaço Exteriores. 
Estamos na fase de votação e podem fazê-lo através da APP do Cartão Continente. Veja AQUI como votar!
Contamos com TODOS os vossos votos! Bem hajam!

Calendário das Provas Ensaio

Provas ModA

Provas Finais 

Importante: 

  • As provas-ensaio são obrigatórias para todos os alunos dos 4.º, 6.º e 9.º anos e realizam-se, em suporte digital.
  • Cada prova-ensaio tem a duração de 45 minutos.
  • A escola irá utilizar os resultados destas provas em sede de avaliação interna dos alunos.
  • O EduQA disponibiliza provas digitais realizadas em anos anteriores. Sugere-se aos alunos que consultem estes recursos digitais para preparação das provas. AQUI

Campanha #ibnsemtlm

Cartaz criado por alunos do 9.ºD na disciplina de TIC

 

"Notícias" Magazibn

No passado dia 20 de março, assistimos, na Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura, a uma sessão sobre “Os 50 Anos do 25 de Abril: Os sindicatos na construção dos pilares da democracia”, cujo orador foi o Professor Manuel Carvalho da Silva, coordenador e secretário-geral da CGTP-Intersindical Nacional, entre 1986 e 2012.

O convite partiu da nossa professora de História A e Ciência Política, Teresa Gomes.  
Gostamos muito da sessão e foi muito interessante ter alguém que viveu e sentiu o Estado Novo à nossa frente. A forma como falava, usando algumas gírias mais “jovens”, também ajudou.
Além disso, o modo como Carvalho da Silva deu ênfase, durante o início da sessão, à frase “É preciso sabermos de onde vimos!”, foi inspirador. Isso nos ajudará a saber olhar para o futuro como não sendo algo desconhecido.
O tema foi, extremamente,  importante e enriquecedor e sentimos que foi de louvar ter alguém que passou pelo importante dia 25 de abril de 1974, e que viu acontecer, em primeira mão,  todas as mudanças no mundo do trabalho nestes últimos 50 anos, que não foram poucas.
É importante destacar que, através desta palestra, conseguimos entender melhor  a importância dos sindicatos e como estes nos ajudam a “relembrar” os nossos direitos trabalhistas e a tornar o mundo do trabalho, um local mais justo e seguro para todos os trabalhadores.
Reforçou a importância da nossa participação cívica, e o quanto isso ajuda para podermos mudar o futuro do nosso país e o nosso modo de vida, fortalecendo assim um dos nossos maiores bens: a democracia!

Alunos 12.ºC
(História A)