"Notícias" Magazibn

No dia 24 de maio de 2022 as turmas E, 2 e 3 do 10º ano e ainda, 6 alunos italianos que se encontram em intercâmbio ao abrigo do programa Erasmus+, no âmbito do estudo dos Recursos Hídricos, no subtema a escorrência nas regiões cársicas, na Disciplina de Geografia, visitaram as Grutas de Santo António e o Centro de Ciência Viva do Alviela.

As turmas foram acompanhados pelas professoras, Alexandra Freire, Filomena Clemente e Veronica Cutuli (professora italiana).
Sendo o trabalho de campo fundamental para a aquisição de competências fundamentais que os alunos deverão adquirir à saída da escolaridade obrigatória em Geografia, notou-se o interesse e a alegria dos alunos para uma paisagem tão diferente, paisagem cársica. A visita foi muito enriquecedora para todos os intervenientes e constituiu um momento de aprendizagem muito diferente do realizado em sala de aula.
Os alunos tiveram oportunidade de visitar uma gruta calcária e observar a ação de dissolução do calcário provocada pela água e a formação da grutas, de estalactites, estalagmites e colunas. 
No Centro de Ciência Viva visitaram as três salas temáticas: Carsoscópio, Geódromo e Quiroptário. A visita teve ainda um percurso pedestre para observação da perda da Ribeira dos Amiais (quando a escorrência superficial entra na formação rochosa calcária) a ressurgência da mesma ribeira, quando esta reaparece depois de parte do seu percurso ter sido subterrâneo e por último, observaram a exsurgência do Rio Alviela (nascente nos olhos de água do Alviela). 
Os 46 alunos foram divididos em 2 grupos, uns visitaram primeiros o centro de Ciência Viva enquanto o segundo grupo fazia o percurso pedestre e posteriormente trocaram. Este facto explica só aparecerem fotos do grupo que acompanhou a professora Filomena Clemente.