"Notícias" Magazibn

No dia 4 de abril de 2022, a turma do 12ºB foi à Universidade Lusófona em uma visita de estudo no âmbito da disciplina de Biologia.

A visita estava dividida em duas partes pelo que, inicialmente, a turma foi separada em dois grupos. Uma das atividades estava relacionada com clonagem, enquanto a outra era sobre o uso do ADN em buscas forenses, e cada grupo realizou uma das atividades enquanto o outro participava na outra. 
Quanto à atividade da clonagem, analisámos a multiplicação da bactéria Escherichia coli. Por ser um organismo que se multiplica de forma assexuada, a descendência destas bactérias é geneticamente idêntica à “bactéria mãe”, logo designam-se por “clones”. Após uma breve introdução teórica, seguiu-se a parte prática, na qual averiguámos os efeitos que meios com/sem plasmídeo e com/sem antibiótico têm no crescimento destas bactérias. No final, concluímos que o plasmídeo acelera o crescimento bacteriano, que o antibiótico o impede e que, caso tanto um como outro estejam presentes no meio, as bactérias desenvolvem-se normalmente.
Já na atividade sobre como identificar criminosos com base no ADN, começámos por, em conjunto, imaginar um crime. Depois de ter o cenário estruturado, passámos para a prática, em que, utilizando uma micropipeta, retirámos 10μL de uma solução com ADN e passámo-los para um gel. Após algumas horas, seria possível ver várias riscas cuja organização varia de indivíduo para indivíduo e, desta forma, é possível identificar o culpado comparando o padrão obtido com o ADN da cena do crime e o do ADN dos vários suspeitos.
Todos na turma concordamos que foi um dia bastante enriquecedor em termos de conhecimento. Os organizadores foram profissionais e organizados, e nós revimos vários conceitos e aprendemos outros, além de ter sido muito interessante trabalhar nos laboratórios da faculdade. É, com certeza, um dia que irá ficar na nossa memória.
Rodrigo Martins, aluno do 12ºB

CLICAR AQUI para vizualizar algumas imagens da visita.