jornal

No passado dia 7 de dezembro, integrado no projeto MUDA TT, as turmas D (11ºano) e H (10º ano) participaram, na Casa das Artes, em diversas atividades organizadas pelo projeto e subordinadas ao tema “O Alentejo em Cascais”. Foi uma ocasião extraordinária de conhecer melhor a cultura alentejana,nas suas várias vertentes que vão da gastronomia ao cante alentejano e à especificidade das atividades que se realizam no Alentejo. Foi tempo de trocar experiências e de interagir com os alunos do Agrupamento de Escolas de Ourique. Tivemos o privilégio de contar com a presença de um elemento da direção do AE de Ourique. Foi ainda a ocasião de marcar a entrada como parceiro deste projeto, da Câmara Municipal de Cascais na pessoa do Sr Vereador da Educação, Frederico Pinho de Almeida que marcou presença neste evento.
Do programa fez parte, de manhã, da realização de várias oficinas: a do Barro e da Olaria, a do Buinho; a dos sabores, a do Cante Alentejano, a das Artes Visuais e a do Empreendedorismo. Todos os trabalhos realizados foram apresentados da parte da tarde e marcaram o fim dos trabalhos.
Nos próximos dias 18 e 19 de dezembro, iremos continuar as nossas atividades e aumentar o nosso conhecimento sobre uma realidade bem diversa da nossa, através de mais uma visita ao Alentejo, desta feita ao AE de Ourique no sentido de aprofundarmos este intercâmbio com um território e uma realidade que não sendo a nossa, faz parte do nosso país. É importante tomarmos consciência de outras realidades/outros territórios que compõem o nosso país e que apresentam grandes discrepâncias, nomeadamente, entre o litoral e o interior.
Acabámos com a habitual foto de grupo e com o nosso grito. MUDA O TEU TERRITÓRIO