jornal

Realizou-se no passado fim de semana um encontro no âmbito do Projeto DeliberaEscola.  Este encontro teve lugar no Caparica Sun Centre, de 6ªfeira a domingo (dias 19 a 21 de novembro). 

As alunas Carolina Bandola, Imelda Gonçalves, Nicoly Mendes, (12º F) Carolina Dias e Rodrigo Silva (11ºB) tiveram oportunidade de participar num encontro recheado de dinâmicas orientadas pelas formadoras Paula Cardoso e Georgina Angélica. Foi um encontro entre alunos e professores de várias escolas com um ponto em comum: a motivação para a inovação.
O objetivo era capacitar os alunos do ensino secundário (os Jovens Educadores) para que, na escola, possam partilhar os conhecimentos recebidos, e aplicar as competências pessoais e sociais adquiridas com os alunos do ensino básico que serão sorteados e constituirão o Conselho de Alunos. 
O Projeto DeliberaEscola, do Fórum dos Cidadãos é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e conta, este ano com o apoio da Direção-Geral de Educação. Iniciou-se no nosso Agrupamento, no ano letivo anterior, fomos escola piloto. O projeto pretende trabalhar as questões relacionadas com a educação para a cidadania democrática, nomeadamente a formação de um Conselho de Alunos, que fomente uma maior participação dos estudantes na vida democrática escolar. Um outro dos seus objetivos é criar ocasiões para que os jovens aprendam sobre democracia de uma forma prática, e com consequências reais para a sua vida quotidiana. 
O projeto contribui também para o desenvolvimento das metas dos ODS 4 e 16, e está em consonância com o Projeto Educativo do nosso Agrupamento na sua vertente fundamental que é educar para a cidadania, promovendo a formação integral do aluno.