Benefícios dos cidadãos Europeus

A União Europeia é, atualmente, a mais forte aliança tanto política, como económica como social, do mundo, com 27 países membros.

A União defende fortemente os direitos humanos bem como uma conduta democrática, o que traz algumas dificuldades na adesão de certos países, entre os quais a Turquia, caracterizada como uma democracia ‘decadente’.

Com estes ideais de liberdade e inovação económica tão presentes na União Europeia, seria de esperar que os cidadãos dos países constituintes usufruíssem de diversos benefícios socioeconómicos e culturais. Passarei então a enumerá-los: 

  • O continente que protagonizou ambas as guerras mundiais além das guerras napoleónicas encontra-se finalmente em paz. Com uma aliança entre a maioria dos estados Europeus, este continente perde qualquer pretexto que pudesse dar origem a uma guerra. A Europa (que foi por vários séculos o lar das principais potências globais) nunca viveu um período de prosperidade tão longo, pois além dos conflitos colossais mencionados inicialmente, sempre se verificou alguma guerra menos significativa, algo que atualmente se encontra extinto no continente.

 

  • Os ideais da União Europeia relacionados com a economia defendem 4 princípios fundamentais:que os direitos humanos são seguidos à risca dentro da união.

 

  • Entre outros benefícios diversos da União Europeia, encontram-se:

 

  1. Alta segurança em relação à proteção de dados enquanto navega na internet dentro do território pertencente à União Europeia, além da não existência de custos adicionais aplicados a chamadas telefónicas e a outros serviços relacionados.
  2. Deverão ser empregues uma remuneração e subsídios iguais a todos os trabalhadores. A União Europeia tenciona que todos os seus cidadãos sejam tratados com respeito e igualdade pelo mercado de trabalho.
  3. As empresas são apoiadas pela organização através de métodos como o financiamento, a disponibilização de uma assessoria ou a promoção de redes empresariais. Ainda em relação ao empreendedorismo, a União Europeia colabora na preservação do ambiente, aplicando sanções a empresas que não respeitem as normas anti residuais. A união garante ainda que todas as companhias pagam os devidos impostos.
  4. A educação é vigorosamente apoiada pelo governo europeu, sendo dessa forma facilitada a integração dos alunos de países estrangeiros. São ainda patrocinados diversos projetos como Erasmus por exemplo.