150 anos da Tabela Periódica - Teatro da TP

No âmbito da disciplina de Físico-Química e para comemorar os 150 anos da Tabela Periódica, quatro turmas do 9.º ano foram assistir a uma peça de teatro sobre os elementos da Tabela Periódica designada "O bairro da Tabela Periódica" no auditório Rui de Carvalho em Carnaxide

A peça de teatro foi escrita pelo professor, Manuel João Monte, do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
A Tabela Periódica alberga atualmente 118 elementos químicos, seriados de acordo com o seu número atómico, distribuídos por quatro blocos que são ficionados como sendo os blocos de apartamentos que compõem o bairro. Os elementos químicos habitam esse bairro imaginário, em apartamentos numerados de acordo com o seu número atómico, sendo representados por personagens que encarnam seis deles: o Hidrogénio, do bloco s, o Oxigénio e o Chumbo, do bloco p, a Prata e a Platina, do bloco d, e o Európio, do bloco f. A ação divide-se entre uma sala de aula de Química e uma reunião de condomínio.