A maior Aula de Química do Mundo

O Mercado da Vila de Cascais foi palco da maior aula de Química do Mundo. Esta atividade reuniu 1440 alunos de 17 escolas públicas e privadas do concelho, do 7º ao 9º ano, com o objetivo de bater o record, que se encontra registado na Bélgica (Mechelen) numa aula que contou com 1018 alunos.

Durante a aula a atividade laboratorial realizada pelos alunos, denominada Rockets, constou da reação química entre  as soluções aquosas de bicarbonato de sódio e ácido cítrico, que origina a libertação de dióxido de carbono que, ao ser libertado em grandes quantidades, desencadeia o aumento da pressão e o consequente lançamento do rocket.
Antecedeu à atividade prática uma aula teórica que foi ministrada por um conjunto de Famelabers, (jovens cientistas), através de pequenos pitch de 5 minutos, falaram sobre o lado mais divertido e cativante da Ciência.
Só dia 14 de dezembro será conhecido o resultado oficial, mas Cascais estará seguramente no Guiness. 
A Ibn Mucana esteve representada por 150 alunos do 8ºano (turmas A, B, E e F) e do 9ºano (turmas A e B) acompanhados pelas suas professoras de Físico-Química Ana Paula Lourenço, Cristina Rouxinol, Margarida Carvalho e Rosário Valente e ainda as professoras Ana Barreiros, Fátima França, Isabel Costa, Margarida Ferreira e Teresa Miranda.
Todos os participantes consideraram que esta iniciativa foi uma das mais divertidas em que participaram e será certamente inesquecível!