Preparar o Digit@l - Calendário das Provas Ensaio

Conforme o comunicado do MECI de 06/02/2026, as Provas-Ensaio foram reagendadas para abril. Esta decisão decorre da situação de calamidade que "causou danos nas infraestruturas escolares, nas comunicações e na rede elétrica", sendo necessário tempo para que todos possam "cuidar do seu bem-estar e retomar a normalidade". Mais se informa que as datas das provas ModA e das Provas Finais do Ensino Básico se mantêm inalteradas.

Provas Ensaio - Provas ModA

Provas Ensaio - Provas Finais 

Importante: 

  • As provas-ensaio são obrigatórias para todos os alunos dos 4.º, 6.º e 9.º anos e realizam-se, em suporte digital.
    É obrigatório o transporte do kit digital para a escola nos dias das provas, devendo o computador ter já instalada a aplicação oficial disponível neste link: [LINK DA APP]
    Cada prova-ensaio tem a duração de 45 minutos.
    A escola irá utilizar os resultados destas provas em sede de avaliação interna dos alunos.
    O EduQA disponibiliza provas digitais realizadas em anos anteriores. Sugere-se aos alunos que consultem estes recursos digitais para preparação das provas. AQUI

 Provas de Avaliação Externa
  • Prazos de inscrição para Provas do Ensino Básico e para Provas e Exames do Ensino Secundário (Clicar AQUI)
     
  • PIEPE - Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (Período de inscrição, 1.ª Fase: de 6 a 19 de março de 2026)(Clicar AQUI) NOVO (05.03.2026)

Email para mais informações sobre exames - exames@ibn-mucana.pt

"Notícias" Magazibn

No dia 5 de novembro o nosso Agrupamento aderiu uma vez mais, ao exercício público de cidadania no âmbito do risco sísmico, “A TERRA TREME”, promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Realizou-se em todas as escolas, tendo sido o horário nacional adaptado às rotinas de funcionamento de cada uma. Previamente foi feita uma sensibilização aos alunos a partir dos materiais disponibilizados no site “A Terra Treme” – nas escolas do 1º ciclo e pré-escolar foi da responsabilidade do professor/educador, na escola sede foi feita antecipadamente pelo diretor de turma e reforçada pelo professor que estava com os alunos à hora do exercício. Pretendeu-se recordar os cuidados preventivos a seguir, bem como rotinar os comportamentos em caso de sismo. O exercício consistiu em executar 3 gestos: Baixar, Proteger e Aguardar. • BAIXAR sobre os joelhos, uma posição que evita a queda durante o sismo.  • PROTEGER a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos, procurando abrigar-se, se possível, sob uma mesa resistente e segurar-se firmemente a ela.  • AGUARDAR até que a terra pare de tremer. Da avaliação efetuada ressaltou a forma responsável como a grande maioria dos envolvidos realizou o exercício.