O Agrupamento de Escola Ibn Mucana participou no II plenário de alunos e professores do projeto Nós Propomos Cascais, um projeto de Cidadania e Educação Geográfica promovido pelo Instituto Geografia e Ordenamento do Território (IGOT). 

O plenário Nós Propomos, decorreu no dia 27 de janeiro de 2020, no Centro de Congressos do Estoril e mobilizou mais de 800 alunos de 15 escolas de Cascais.
Os alunos, sensibilizados para uma intervenção cívica no concelho, fazem numa fase inicial trabalho de campo, levantamento de problemas e propõem soluções concretas.
A escola Ibn Mucana esteve representada pelos alunos da turma D do 10º ano, da professora Filomena Clemente e apresentaram os seguintes projetos: “Parque do Alto da Peça?”  e “Inclusão da população imigrante em Cascais”. Foi ainda apresentado pela respetiva professora o Projeto dos alunos do 10º ano do Estabelecimento Prisional do Linhó com  “Pure Nature Work II”.
 

Destaques do Magazibn

  • A comunidade educativa do nosso agrupamento voltou a unir-se em mais uma ação solidária da Rede em Movimento, que apoia as famílias mais carenciadas. Durante um dia inteiro, cerca de 70 voluntários estiveram nas lojas, sensibilizando os clientes para a importância de contribuir e ajudando na recolha de bens essenciais, no transporte para a escola e na organização da nossa dispensa solidária.

    Continuar...
  • No âmbito do Desporto Escolar, os alunos da turma do 9.ºC, no dia 24 de outubro, participaram numa aula de surf na praia de São Pedro do Estoril, acompanhados pelos professores Cláudia Leal e Luís Duarte.

    Continuar...
  • Nas aulas de Educação Tecnológica das turmas 5.º A, B e C, foi construído um "Pião Sustentável, para Desconectar", com o objetivo de proporcionar aos alunos um brinquedo para utilizar nos intervalos, incentivando a socialização através de jogos lúdicos e momentos de brincadeira.

    Continuar...
  • O auditório da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril foi palco do lançamento da 13.ª edição do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental de Cascais (PESA), numa sessão que distinguiu o trabalho desenvolvido por professores, escolas e agrupamentos ao longo do último ano letivo. Continuar...
  • Na Escola Básica Fausto Cardoso Figueiredo, setembro foi apenas o início... entre Abraços, Desafios, Aprendizagens  e muitas gargalhadas, iniciamos o ano letivo 2025/26. Veja AQUI

  • Outubro é o mês dedicado à sensibilização e prevenção do cancro da mama — uma causa que merece toda a nossa atenção, união e solidariedade. Através das iniciativas do Outubro Rosa, promovidas pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, somos convidados a refletir sobre a importância do diagnóstico precoce, do apoio mútuo e da força de uma comunidade consciente.

    Continuar...
  • O filme "De Portugal para Osaka, uma travessia de mensagens" estreou dia 9 de outubro de 2025, no Pavilhão de Portugal da feira internacional em Osaka, Japão e conta com a participação de alunos do nosso agrupamento!

    Continuar...
  •  Pelos Que Nos Acompanham Sem Palavras  
    No âmbito da celebração do Dia Mundial do Animal, 4 de outubro de 2025, a equipa Educa em Ação, voltou a unir esforços com a Associação São Francisco de Assis para promover uma recolha solidária de bens destinada aos nossos queridos amigos de quatro patas.

    Continuar...
  • A Escola Básica Raul Lino comemorou o Dia Europeu do Desporto na Escola - MOVIMENTO SOBRE RODAS, no dia 26/ 09/ 2025. Esta iniciativa teve como objetivo promover o desporto e a atividade física através da realização de um conjunto alargado de atividades dirigidas a toda a comunidade escolar.  

    Continuar...
  • No dia 2 de Outubro, a nossa Escola participou no “Iron Kids”, prova pertencente ao Plano de Atividades que a Câmara Municipal de Cascais destina às Escolas.

    Continuar...
  • No dia 29 de setembro, na Escola Básica Fernando Teixeira Lopes, decorreu a cerimónia de inauguração da Livroteca, um espaço com livros no recreio da escola para os alunos usufruírem livremente.

    Continuar...
  • No dia 26 de setembro de 2025, cerca de 215 alunos do 5º ano, comemoraram o Dia Europeu do Desporto Escolar, em que tiveram a possibilidade de experimentar as modalidades existentes no Desporto Escolar.

    Continuar...
  • Na Escola Básica Raul Lino realizou-se a magia do APADRINHAMENTO.  
    Os alunos vivenciaram momentos repletos de ternura, cumplicidade e união.  
    Criámos memórias e uma cultura de apoio mútuo e de pertença.

    Continuar...
  • A  Marcha da EB Raul, com a temática "Animais Marinhos", contribuiu para fortalecer os laços entre a comunidade educativa. Um momento repleto de emoção que envolveu o trabalho de equipa, a cooperação e o sentido de responsabilidade partilhada.
    A nossa marcha é ...LINDA! (CLICAR AQUI)