Destaques do "Magazibn"

  • Com a participação de vinte e oito alunos, o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana tomou parte no segundo Encontro de Patinagem que teve lugar na Escola Frei Gonçalo Azevedo.

    Continuar...
  • Na Ludoteca da EB Fernando Teixeira Lopes existe um grande espaço para várias atividades, aberto todos os dias. 

    Continuar...
  • Comemoramos no dia 30 de janeiro o "Dia da Não Violência Escolar e da Paz", na EB Fausto Cardoso de Figueiredo, com a dinamização de várias atividades, nomeadamente, o debate e reflexão sobre o significado e importância desta data.

    Continuar...
  • No passado dia 5 de fevereiro um encarregado de educação do 1ºA, de sua profissão pasteleiro, veio a EB Fausto Cardoso de Figueiredo confecionar Bolachinhas com os alunos do 1ºA e 4ºA.

    Continuar...
  • Os alunos da EB Fernando Teixeira Lopes receberam a escritora Filipa Leandro durante toda a manhã do dia 5 de fevereiro de 2019.

    Continuar...
  • No passado dia um de fevereiro, na presença do ministro da educação e da sua comitiva, os alunos do 9º e 11º ano apresentaram os trabalhos, até então já realizados, no âmbito do projeto: “Abril Hoje”.

    Continuar...
  • A turma do 4ºA participou na atividade dinamizada pela Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), no âmbito do "Projeto Crescer Saudável".

    Continuar...
  • Os alunos do 8ºC, acompanhados  pela sua professora de Físico-Química, Rosário Valente, foram visitar a Exposição da Escola Superior de  Saúde de Alcoitão no dia 8 de fevereiro, na Biblioteca Escolar da EBS Ibn Mucana.

    Continuar...
  • Foi no passado dia 5 de fevereiro que as turmas C e D do 9º ano se deslocaram ao Mosteiro dos Jerónimos para assistir à dramatização d’ “O Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente.

    Continuar...
  • O Projeto Ciência de Palmo e Meio continua, pelo terceiro ano consecutivo, a ser realizado nas escolas do 1º Ciclo do nosso Agrupamento. Este período, na EB FCF os alunos já realizaram experiências com a água e ficaram maravilhados com as suas descobertas.

    Continuar...
  • No âmbito do "Projeto Crescer Saudável-Vitamimos" foi dinamizada na EB  Fausto Cardosos Figueiredo a confeção de um lanche saudável, especificamente, uma barra de cereais e sumos naturais. Os alunos descobriram que é possível fazerem o seu próprio lanche, com ingredientes saudáveis e apetecíveis!

    Continuar...
  • 3 Ouros, 1 Prata e 3 Bronzes foi o resultado final da equipa de Esgrima da Ibn Mucana em mais uma prova do quadro competitivo do Desporto Escolar.
    Na Escola Secundária José Cardos Pires em Loures, foram 8 os representantes do nosso Agrupamento.

    Continuar...
  • No passado dia 1 de fevereiro de 2019 recebemos na escola a visita do , a convite da Psicóloga Luisa Humanes (Projeto de Educação para a Saúde) para uma palestra sobre empreendedorismo.

    Continuar...
  • No passado dia 28 de janeiro, a nossa escola recebeu no C.R.E. ex-alunos, atuais alunos universitários, que vieram partilhar as suas experiências com alunos do 11º ano das turmas A, B, E e F.

    Continuar...

Ex-alunos da Ibn Mucana à conversa...

No passado dia 28 de janeiro, a nossa escola recebeu no C.R.E. ex-alunos, atuais alunos universitários, que vieram partilhar as suas experiências com alunos do 11º ano das turmas A, B, E e F.

O objetivo desta atividade, promovida pelas professoras Paula Abreu e Olga Prata, visava que os nossos alunos do secundário percebessem, caso queiram prosseguir os seus estudos frequentando um qualquer curso universitário, todo o percurso que os aguarda, com algumas dificuldades, muitas mudanças, mas também muitos desafios e conquistas.
Cremos que a atividade teve sucesso, foi muito agradável receber na escola estes ex-alunos tão bem-sucedidos, cada qual em áreas diferentes e para os atuais alunos foi importante perceberem, em traços gerais, aquilo que os espera no futuro.
A propósito desta atividade, as alunas Ana Margarida Garraio e Beatriz Vila, do 11º B, escreveram o seguinte:
“No passado dia 28 de janeiro algumas turmas assistiram a uma palestra dirigida por ex-alunos da escola, convidados pela Prof.ª Olga Prata e pela Prof.ª Paula Abreu para nos darem uma visão da sua experiência universitária, bem como os seus objetivos para o que se segue e os obstáculos até então enfrentados ao longo do seu percurso académico.
Nesta sessão tivemos a oportunidade de ter o testemunho de alguns alunos universitários que há alguns anos atrás já estiveram na nossa posição nesta escola, o que tornou possível identificarmo-nos mais com eles, visto que certamente tiveram muitas das dúvidas e incertezas com que nos deparamos agora relativamente à área em que queremos prosseguir estudos, bem como os receios que possuímos no que diz respeito ao futuro.
Posteriormente partilharam connosco algumas das suas experiências pessoais, tais como o primeiro contacto que tiveram com a universidade – as praxes, os amigos, as festas e sobretudo os estudos e o quão diferente é a vida de estudante universitário comparativamente ao secundário. Deram-nos alguns conselhos acerca de como vivermos essa fase da nossa vida da melhor maneira possível e disseram-nos para nunca deixarmos de acreditar em nós mesmos independentemente das circunstâncias. Para além disso, indicaram-nos algumas aptidões que devemos desenvolver e que certamente nos ajudarão no caminho para o sucesso.
Contaram-nos não só as suas histórias passadas como também os seus desejos e ambições para o futuro. Apesar dos seus percursos distintos, todos estão a trabalhar e a dar o seu máximo para serem o melhor de si, atingirem os seus objetivos e transmitiram-nos precisamente a mensagem de que devemos fazer o mesmo.
Existe a ideia preconcebida de que o mais importante no nosso percurso académico são as nossas classificações, porém, sem nos apercebermos, o que nós fazemos fora da escola também constitui uma influência significativa para a nossa construção pessoal. Quem nós somos, o que nós queremos e o que nos move. E independentemente das nossas diferenças e dos nossos objetivos, podemos alcançar tudo o que desejamos se trabalharmos para tal e nos empenharmos."

 

Oficinas