jornal

No dia 4 de março, os alunos do 8ºJ foram surpreendidos com uma aula invulgar, organizada pelo PESA e conduzida pela colaboradora da Cascais Ambiente, Andreia! O tema em destaque? "PLANTAS INVASORAS: EDUCAÇÃO, AÇÃO!"

Nesta sessão, os alunos descobriram que uma das maiores ameaças à biodiversidade dos ecossistemas em Portugal é a propagação de plantas invasoras, espécies exóticas com capacidade de colonizar rapidamente áreas vulneráveis, seja devido a incêndios, seja ao abandono de terras agrícolas ou florestais.

No Parque Natural de Sintra-Cascais (PNSC), esta é uma preocupação antiga e crescente. Ao longo de décadas, uma extensa lista de espécies invasoras tem gerado alarme nesta área protegida, incluindo acácias, pitósporos, mimosas e chorões. Os incêndios e o abandono das terras têm facilitado a expansão destas espécies para novas áreas. Portanto, é crucial identificar estas espécies e participar em atividades de voluntariado ambiental para controlar as invasoras e promover a plantação de espécies autóctones, como sobreiros, medronheiros, estornos, salgueiros, carrascos ou lavandas. 
Os alunos foram incentivados a ter uma voz ativa e participativa nas questões ambientais, através de jogos, debates e na criação de cartazes. As professoras de Ciências Naturais, Silvia Barão, e de Físico-Química Rosário Valente participaram nas atividades contribuindo para as novas aprendizagens dos seus alunos. 
Esta experiência não só educou os alunos sobre a importância da preservação da biodiversidade, mas também os inspirou a agir, tornando-se verdadeiros defensores do ambiente. O futuro dos ecossistemas depende do nosso compromisso e ação hoje!