jornal

No dia 28 de fevereiro de 2024, 11 alunos da turma E do 6.º ano, realizaram o maior desafio das suas vidas- durante uma semana, foram assistir às aulas no Colégio Kostka, em Barcelona. Pela primeira vez, viajaram sem a família, para um país estrangeiro, e participaram no desafiante trabalho de projeto “ Let’s make a more sustainable Europe!”.

O objetivo era diminuir o lixo proveniente dos lanches: os pacotinhos de bolachas e de leite, que estavam a preocupar a comunidade escolar. Esta foi a premissa para planificarem e elaborarem um Boc’n’roll, que permitiu transportar os lanches em materiais  mais sustentáveis. Foram trabalhados os ODS sempre com o recurso à Língua Inglesa, permitindo aos nossos 11 corajosos alunos experienciarem um verdadeiro trabalho de projeto, cujo chapéu foi a Cidadania e Desenvolvimento, a Educação Tecnológica, as Ciências Naturais, o Inglês e a Matemática. Apesar da carga horária, em que a hora de entrada era às 8:00 e a saída às 17:00, o balanço final foi bastante positivo e enriquecedor. 
No sentido de estreitar laços com os alunos que irão ser acolhidos pelos nosso durante o mês de abril, os pais destes ofereceram um jantar partilhado na escola e fizeram programas culturais.
A cidade de Barcelona é de uma riqueza arquitetónica magnífica e os alunos visitaram locais emblemáticos, como a Sagrada Família, o Parque Guell, a Praça da Catalunha, Las Ramblas e o Bairro Gótico. 
É importante referir ainda e em forma de agradecimento, o apoio prestado pelos elementos da Direção do nosso Agrupamento e da Coordenadora do Programa Erasmus+.
Acreditamos que o objetivo desta viagem no âmbito do Programa Erasmus+ foi amplamente cumprido, pois enriqueceu os conhecimentos destes alunos, alargou os seus horizontes e a sua visão do mundo e, principalmente, criou memórias inesquecíveis.