jornal

Nos dias 24 e 25 de outubro, a turma D (no âmbito do projeto MUDA-TT+) e a turma E do 11º ano (no âmbito da disciplina de Geografia, foram à cidade de Beja, acompanhadas pelas respetivas diretoras de turma e pela professora de Geografia. 
No dia 24 de novembro de 2023, o projeto fez a sua pré-apresentação em Lisboa, na Casa do Alentejo, em que participaram alunos de Beja e a turma D, do 10º ano. 
Um ano depois, juntamo-nos para comemorar essa data, mas também para fazer um balanço da nossa caminhada neste projeto, apresentar os novos parceiros, e tomámos conhecimento de algumas das ideias para o futuro do MUDA TT. Esta iniciativa decorreu no Pavilhão dos Sabores- Parque de Feiras e Exposição de Beja e marcou a Rentrée das ações dirigidas ao território e, em especial, aos alunos de diversas escolas. Assistimos a um momento cultural com música, foi um momento bastante alegre. 
No espaço utilizado para este evento, cada parceiro tinha a sua banca onde expôs os objetos e a gastronomia que melhor o identifica. Naturalmente que nós também decorámos a nossa banca com o que melhor simboliza o nosso agrupamento e a nossa região: o moinho, o mar e as nossas areias de Cascais que fizeram as delícias de quem teve oportunidade de as saborear.
 Foram-nos oferecidas uvas do Vale da Rosa. No final do dia ficamos alojados na casa do estudante situada em Beja.
No dia seguinte, logo de manhã fomos diretos à herdade do Vale da Rosa, onde fomos apresentados aos colaboradores e ao Comendador António Silvestre Ferreira que nos descreveu como funciona a colheita das uvas e também sobre a funcionalidade da Herdade. Tivemos uma visita guiada num trator turístico pela Herdade do Vale da Rosa. O guia levou-nos a uma degustação de vinagre feito a partir das passas das uvas envelhecidas em pipas de vinho do Porto. Depois disso tivemos um momento de almoço oferecido por um dos parceiros.
Após o almoço e a degustação dos produtos do Vale da Rosa regressamos a casa a saber mais sobre uma importante região do nosso país.
Bruno Pereira nº 3
Lucas Sampaio nº 13
(11ºD)