Foi Proposto à escola, pela Associação 25 de abril, a participação da mesma num projeto denominado: “Abril Hoje”, a levar a cabo preferencialmente com os alunos do ensino secundário.

Esta atividade cujo objetivo é fomentar nos jovens uma atitude de participação e de debate na busca e definição de soluções para os problemas que os afetam, tendo como base o exercício da cidadania e a construção de uma sociedade mais justa e conforme o espírito de abril. Esta associação intervém no quadro de uma parceria a estabelecer com escolas, tendo em conta os objetivos gerais definidos para a área curricular de formação para a Cidadania e Desenvolvimento e os valores e princípios que estruturam um Estado de Direito Democrático. O projeto é apoiado pela Direção Geral de Educação e pelo Ministro da Educação que está pessoalmente empenhado no sucesso do projeto, propondo-se participar na sessão de lançamento. O projeto deve ser desenvolvido e concluído durante os primeiro e segundo períodos, sendo que a sua concretização deverá ocorrer à passagem da comemoração do quadragésimo quinto aniversário da revolução de abril. Para o desenvolvimento do projeto na escola foi criada uma equipa de coordenação de que fazem parte as professoras, Luísa Correia, Olga Prata e Dalila Chumbinho. 
A professora Olga Prata envolveu, entre outras, as suas três turmas de 11º ano, B, E e F, não só como professora de Filosofia, mas dando continuidade ao trabalho realizado em P.A.F.C., com estes alunos, no ano letivo transato, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento
No dia sete de dezembro, os alunos participaram numa atividade/debate subordinado ao tema: “Os Direitos Humanos”, tendo sido abordado o direito à vida, levando os alunos a refletir acerca da problemática da pena de morte. A opinião generalizada dos alunos presentes foi de que a atividade foi muito positiva, tendo estas 3 turmas elaborado um texto de reflexão acerca da mesma, os quais seguem em anexo. 

11ºB - Apreciação crítica acerca da atividade com o tema “Pena de Morte”

11ºE - Texto baseado e compilado pelas alunas  Carolina Duarte nº7, Gabriela Carvalho nº14 e Maria Eduarda nº19

11ºF - Texto elaborado pelos alunos

Destaques do Magazibn

  • No âmbito do projeto Erasmus+ " History and Physics projects 2024", que decorre entre 17 e 21 de abril, dez alunos acompanhados pelas professoras Dalila Chumbinho, Rosário Valente e Teresa Lopes encontraram-se se na Koç School, em Istambul.

    Continuar...
  • Dia 27 de março, durante a Semana do Patrono, alguns alunos da turma 8ºJ e da turma 10ºC, foram inaugurar a InovaSala (Sala de Inovação Educativa). Esta sala, diferente das outras, encontra-se no pavilhão A.

    Continuar...
  • Na semana do Patrono realizámos uma atividade, “Different Art”. Esta atividade foi feita devido às acessibilidades, para os alunos do 5º e 6º anos. Pretendiamos dar a conhecer um pouco sobre a vida das pessoas com dificuldades e incapacidades, trabalho que realizamos no projeto de Equipa Educativa 8HIJ, duranto o 1º semestre no âmbito da parceria com a Associação Salvador.

    Continuar...
  • Olá! Eu sou o Afonso e sou líder digital do 5ºB.
    Durante a Semana do Patrono registei alguns dos momentos fantásticos das atividades em que eu, e os meus colegas, participamos ao longo destes três dias.

    Continuar...
  • Durante a Semana do Patrono os alunos do 11ºB estiveram a participar na atividade artística "Portas para a Ciência", na qual os alunos das turmas do Curso de Ciências e Tecnologias pintaram as portas do laboratório.

    Continuar...
  • Os alunos de Português de Língua Não Materna (PLNM) da professora Ana Fragoso, aceitaram o desafio para conhecerem a vida e a obra do nosso patrono, o poeta Ibn Mucana. AQUI ficam alguns desses trabalhos.

  • As alunas Leonor e Rafaela, do 9ºB. fizeram uma pequena reportagem do 1º dia da emana do patrono. Cilique AQUI para assistir.

  • A Semana do Patrono foi celebrada, na Escola Básica Raul Lino, com atividades culturais, artísticas, desportivas e lúdicas muito diversificadas, significativas e divertidas! Memórias positivas que encheram o coração de todos!

    Continuar...
  • Os alunos do 11º B participaram numa atividade da Reciclaro.
    Durante duas sessões que decorreram na Escola Helena Cidade Moura, todos tiveram oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos acerca da importância da reciclagem e dos malefícios da utilização indevida dos plásticos, sobretudo no que diz respeito aos oceanos.

    Continuar...
  • No dia 14 de março a turma do 8ºB da Escola Ibn Mucana participou numa ação de informação sobre  plantas invasoras, tendo aprendido que  são plantas não nativas que se reproduzem ativamente e ameaçam a flora e a fauna nativas. 

    Continuar...
  • A Turma do 10º2 do Curso Profissional de Apoio à Gestão Desportiva teve o privilégio de, ao abrigo de um Intercâmbio entre Escolas, participar na “Semana Olímpica” do Agrupamento de Escolas André Gouveia em Évora. Tiveram oportunidade de conhecer um pouco da história do local e da Escola e participar num Torneio de “Tag Rugby” e Basquetebol. 

    Continuar...
  • No passado dia 20 de março, assistimos, na Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura, a uma sessão sobre “Os 50 Anos do 25 de Abril: Os sindicatos na construção dos pilares da democracia”, cujo orador foi o Professor Manuel Carvalho da Silva, coordenador e secretário-geral da CGTP-Intersindical Nacional, entre 1986 e 2012.

    Continuar...
  • Dia 20 de março de 2024 o 6ºD da Ibn Mucana, acompanhado da Diretora de Turma, Professora Graça Corte-Real e da Professora de Português, Sofia Neves, visitaram o Moinho de Armação – Tipo Americano e a Padaria Flor Aveirense, em Alcabideche, no âmbito do Programa “Envolve-te”.

    Continuar...
  • O Dia Internacional do Pi é celebrado anualmente a 14 de março. Mais uma vez, os professores de Matemática do nosso Agrupamento organizaram a celebração deste dia, convidando os alunos a participarem criando peças temáticas, utilizando materiais sustentáveis. Uma variedade de trabalhos foi recolhida e uma exposição foi montada para compartilhar com a comunidade.

    Continuar...