Destaques do "Magazibn"

  • No passado dia 12/12/2018 realizou-se, a segunda edição da prova de Corta-Mato, a nível concelhio, na Quinta da Marinha. Estiveram presentes para competir, nesta prova, sete  alunos da EB/ JI Raul Lino. Todos os alunos participantes deram o seu melhor e estão de parabéns! 

    Continuar...
  • Os dois últimos dias do primeiro período foram marcados desportivamente pelo Torneio Inter-Turmas de Basquetebol, evento que mobilizou perto de 500 alunos do 6º ao 12º ano.

    Continuar...
  • No dia 12 de dezembro, realizou-se o corta mato de concelhio, na Quinta da Marinha, e o Agrupamento esteve representado  pelos alunos do 3º ano ao 12º ano, tendo estes obtido resultados muito bons, tanto a nível individual como coletivo.

    Continuar...
  • A Ibn Mucana volta a participar neste projeto, que é uma forma democrática dos alunos poderem decidir o que fazer com uma parte do orçamento municipal, participando com ideias de projetos para a escola e para a comunidade envolvente.

    Continuar...
  • No dia 10/12/2018 a EB/ JI Raul comemorou os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos com a presença de cinco elementos convidados do CRID (Centro de Reabilitação e Integração de Deficientes) que nos presentearam com o seu saber e um espetáculo musical extraordinário!

    Continuar...
  • Em fase de apuramento estão os alunos que participaram no Concurso Nacional de Leitura 2018/2019 – fase de escola.

    Continuar...
  • No passado dia 5 de dezembro o nosso Agrupamento dinamizou a primeira Etapa do Circuito de Esgrima do Desporto Escolar 2018/19.

    Continuar...
  • A Secção de Dinamização Cultural e a área disciplinar de EMRC lançaram o concurso de Presépios Reciclados. Foram vários os alunos que aderiram a esta iniciativa e alguns dos trabalhos estão em exposição na sala de convívio dos alunos, junto à Papelaria. 

    Continuar...
  • No passado dia 11 de dezembro, no âmbito do projeto “Mathfun”, no refeitório da escola sede, pelas 14h40, teve lugar o Concurso Canguru Matemático, em equipas, evento que contou com cerca de 200 participantes divididos por cerca de 75 equipas, do 5º ao 11º ano.

    Continuar...
  • No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos da turma 6°A dinamizaram um Projeto de Voluntariado “Geração A - Agora os outros!”

    Continuar...
  • No seguimento da nossa participação no Grupo de Trabalho do Uso Devido do Medicamento divulgo o Concurso de Criatividade do Projeto Geração Saudável, dada a sua premência para a comunidade educativa no âmbito da educação e promoção para a saúde:

    Continuar...
  • Personalidade vibrante, criativa e cativante… em duas palavras: Nuno Caravela!
    Ontem, na biblioteca da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana, o ilustrador e escritor apresentou "o bando das cavernas" , um grupo muito divertido de jovens que vivem num passado distante e com vivências modernas. 

    Continuar...
  • Os alunos da EBFTL,  nas atividades de Biblioteca, estão a elaborar trabalhos a partir dos livros de Filipa Leandro, mo âmbito do projeto de escola “À descoberta dos mares e oceanos”.

    Continuar...
  • A turma do 1.º C da EB/ JI Raul Lino participou na atividade GINASTICAR. A atividade promoveu o desenvolvimento físico e motor e assegurou a aprendizagem de um conjunto de aquisições motoras básicas e de um conjunto de habilidades gímnicas. 

    Continuar...

II Ação de Formação de Segurança no Surfing

Realizou-se no passado dia 28 de novembro, na praia de São Pedro do Estoril, a II Ação de Formação de Segurança no Surfing, destinada a Professores com Grupos/Equipa do Desporto Escolar nesta modalidade.

Esta iniciativa foi organizada pela Estrutura local do Desporto Escolar (CLDE ACO) e dinamizada pelo Centro de Formação de Surf Ibn Mucana. Teve como objetivos apoiar e orientar o trabalho dos Professores envolvidos na sua prática diária de ensino do Surfing.

A parte teórica da Formação consistiu na informação e divulgação do Algoritmo do Salvamento, incidindo sobre as diversas fases do mesmo: a Prevenção, o Reconhecimento, o Dar Flutuação, O Remover da Água, o Prestar Assistência e o Registo Final da ocorrência.

Na parte prática da Formação os Professores participantes puderam treinar a Remoção de vítimas, conscientes e inconscientes, da água com as técnicas adaptadas às condições existentes e com o material que normalmente têm ao seu dispor, aquando da prática com os seus alunos. Foram, igualmente, abordadas situações práticas do transporte correto das vítimas, da técnica de colocação do resgatado em PLS (Posição Lateral de Segurança) e da prestação de SBV (Suporte Básico de Vida).

Este foi um momento em que os Professores tiveram a oportunidade de simular e treinar uma situação que pode ocorrer num dos seus treinos, de modo a reagir em conformidade com o procedimento preconizado, aumentando a eficácia da sua ação e diminuindo ao máximo o risco presente nesta atividade, contribuindo para aprendizagens dos seus alunos sustentadas na Segurança e no prazer de surfar as ondas.

Pela participação «em força» dos Professores, pela possibilidade de aperfeiçoar as técnicas de resgate e pelo Feedback que transmitiram no final, esta Ação foi considerada um êxito e vamos repeti-la no início de cada ano letivo sobretudo como apoio aos que iniciam o enquadramento do Surfing no Desporto Escolar ou, também, como reciclagem para os mais experientes.

 

 

LuÍs Chitas

Responsável Segurança Centro Surf Ibn Mucana – Desporto Escolar

Feliz Natal

A toda a comunidade escolar Feliz Natal e um Ano Novo cheio de positividade e energia