Destaques do "Magazibn"

  • No passado dia 12/12/2018 realizou-se, a segunda edição da prova de Corta-Mato, a nível concelhio, na Quinta da Marinha. Estiveram presentes para competir, nesta prova, sete  alunos da EB/ JI Raul Lino. Todos os alunos participantes deram o seu melhor e estão de parabéns! 

    Continuar...
  • Os dois últimos dias do primeiro período foram marcados desportivamente pelo Torneio Inter-Turmas de Basquetebol, evento que mobilizou perto de 500 alunos do 6º ao 12º ano.

    Continuar...
  • No dia 12 de dezembro, realizou-se o corta mato de concelhio, na Quinta da Marinha, e o Agrupamento esteve representado  pelos alunos do 3º ano ao 12º ano, tendo estes obtido resultados muito bons, tanto a nível individual como coletivo.

    Continuar...
  • A Ibn Mucana volta a participar neste projeto, que é uma forma democrática dos alunos poderem decidir o que fazer com uma parte do orçamento municipal, participando com ideias de projetos para a escola e para a comunidade envolvente.

    Continuar...
  • No dia 10/12/2018 a EB/ JI Raul comemorou os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos com a presença de cinco elementos convidados do CRID (Centro de Reabilitação e Integração de Deficientes) que nos presentearam com o seu saber e um espetáculo musical extraordinário!

    Continuar...
  • Em fase de apuramento estão os alunos que participaram no Concurso Nacional de Leitura 2018/2019 – fase de escola.

    Continuar...
  • No passado dia 5 de dezembro o nosso Agrupamento dinamizou a primeira Etapa do Circuito de Esgrima do Desporto Escolar 2018/19.

    Continuar...
  • A Secção de Dinamização Cultural e a área disciplinar de EMRC lançaram o concurso de Presépios Reciclados. Foram vários os alunos que aderiram a esta iniciativa e alguns dos trabalhos estão em exposição na sala de convívio dos alunos, junto à Papelaria. 

    Continuar...
  • No passado dia 11 de dezembro, no âmbito do projeto “Mathfun”, no refeitório da escola sede, pelas 14h40, teve lugar o Concurso Canguru Matemático, em equipas, evento que contou com cerca de 200 participantes divididos por cerca de 75 equipas, do 5º ao 11º ano.

    Continuar...
  • No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos da turma 6°A dinamizaram um Projeto de Voluntariado “Geração A - Agora os outros!”

    Continuar...
  • No seguimento da nossa participação no Grupo de Trabalho do Uso Devido do Medicamento divulgo o Concurso de Criatividade do Projeto Geração Saudável, dada a sua premência para a comunidade educativa no âmbito da educação e promoção para a saúde:

    Continuar...
  • Personalidade vibrante, criativa e cativante… em duas palavras: Nuno Caravela!
    Ontem, na biblioteca da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana, o ilustrador e escritor apresentou "o bando das cavernas" , um grupo muito divertido de jovens que vivem num passado distante e com vivências modernas. 

    Continuar...
  • Os alunos da EBFTL,  nas atividades de Biblioteca, estão a elaborar trabalhos a partir dos livros de Filipa Leandro, mo âmbito do projeto de escola “À descoberta dos mares e oceanos”.

    Continuar...
  • A turma do 1.º C da EB/ JI Raul Lino participou na atividade GINASTICAR. A atividade promoveu o desenvolvimento físico e motor e assegurou a aprendizagem de um conjunto de aquisições motoras básicas e de um conjunto de habilidades gímnicas. 

    Continuar...

10 de Outubro - Dia Mundial da Saúde Mental

Os alunos do 9ºA, acompanhados pelas professoras Isabel Costa e Rosário Valente, participaram no  Ciclo “Ver, Ouvir e Debater Saúde Mental”, que decorreu no âmbito da comemoração, a 10 de Outubro, do Dia Mundial da Saúde Mental.

Esta atividade foi promovida da Plataforma Saúde na Escola a Câmara Municipal de Cascais e teve como objetivo, contribuir para o reforço de informação sobre questões associadas à Saúde Mental, na perspetiva da educação para a saúde, tendo em vista a adoção de comportamentos e atitudes informadas e conscientes.
Assim, foi exibido o episódio da série Black Mirror (Netflix), Nosedive, que retrata o fenómeno das redes sociais e a sobrevalorização que os adolescentes (e adultos) dão aos “likes” que recebem pelas suas publicações. 
 O filme foi seguido de um debate com a participação de um painel de especialistas de entidades  com intervenção reconhecida na área da Saude Mental, nomeadamente médicos, psicólogos e enfermeiros do Hospital de Cascais Dr. José de Almeida,  Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência e Equipa Comunitária de Cascais) e do Agrupamento de Centros de Saúde de Cascais - ACES de Cascais.
Neste debate os jovens levantaram algumas questões:
• O valor da amizade “real” e “virtual”
• Aspectos positivos da tecnologia (manter contacto com amigos e familiares que estão longe) e negativos (já muitos de nós não falam “cara a cara”, criamos relações “falsas”)
• O novo fenómeno da “Moeda/Crédito Social” (algo que procuramos para nos autovalorizarmos (os conhecidos “likes”). Será que já não conseguimos viver sem este tipo de “aprovação”?
• Os “likes” funcionam como neurotransmissor positivo (dopamina), que nos dão uma sensação de bem-estar. Podemos ficar viciados!?
• Ser ou Ter? Haverá algo que substitua a relação pessoal? O que é mais importante o abraço ou o “like”?
• Vivemos o imediato… A opinião pública conta mais que a realidade!?
• O uso da tecnologia cria dependência!
• A dependência da tecnologia provoca perda de competência social (existem muitos adolescentes que já não conseguem socializar com os seus amigos ou familiares e recorrem a ajuda de técnicos em saúde mental)
• Sem tecnologia ficamos mais “despertos” para as situações mais simples da vida, mas significativas para o crescimento pessoal 


 
O episódio Nosedive está disponível na Netflix.

Deixamos aqui um pequeno resumo:
Usando implantes oculares e dispositivos móveis, as pessoas classificam suas interações realizadas online e pessoalmente numa escala de cinco estrelas. Este sistema cultiva relações falsas, pois a classificação de uma pessoa afeta significativamente seu status socioeconómico. Lacie é uma jovem atualmente avaliada com 4.2 e entusiasmada para adquirir auto-aperfeiçoamento. 
Para obter um desconto na aquisição de um apartamento de luxo, Lacie tem de alcançar uma avaliação de 4.5. Assim, Lacie tenta ganhar a admiração de pessoas altamente avaliadas, uma vez que estas têm maior impacto nas pontuações. 
A grande oportunidade de alcançar rapidamente a avaliação de 4.5 surge, quando uma amiga de escola, Naomi, pede para Lacie ser dama de honra no seu casamento, com muitos convidados altamente avaliados. 
Após uma série de contratempos no caminho do casamento, que fazem as suas avaliações caírem, Naomi liga para Lacie e diz que ela já não poderá assistir ao seu casamento (uma fez que a pontuação é demasiado baixa). 
Irritada, Lacie consegue chegar ao copo de água e, alcançando o microfone, decide discursar sobre Naomi e a forma como esta a usou ao longo da sua vida. 
Os convidados avaliam-na negativamente, fazendo com que sua avaliação caia para zero. Ela fica perigosamente perturbada e os seguranças tiram-na do local. 
Lacie é presa e a tecnologia que suporta o sistema de avaliação é removida dos seus olhos. Finalmente Lacie sente-se livre e termina a discutir com outro “prisioneiro” sem se preocuparem com as “avaliações” das outras pessoas. 

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Nosedive_(Black_Mirror) 
Para aprofudar este tema: https://observador.pt/opiniao/nosedive/

 

Feliz Natal

A toda a comunidade escolar Feliz Natal e um Ano Novo cheio de positividade e energia