Destaques do "Magazibn"

  • No passado dia 7 de novembro, as professoras Fátima França, Margarida Ferreira e Rosário Valente, participaram no “CIAPS - Open Days ”, que decorreu no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, no âmbito do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental de Cascais.

    Continuar...
  • No dia 5 de novembro o nosso Agrupamento aderiu uma vez mais, ao exercício público de cidadania no âmbito do risco sísmico, “A TERRA TREME”, promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.

    Continuar...
  • O Projeto de Voluntariado do 8ºA, junto dos Seniores, já arrancou, com vários momentos de preparação: debate das subtemáticas a tratar, distribuição de tarefas no grupo e construção de algumas atividades.

    Continuar...
  • As professoras de Físico-Química Ana Paula Lourenço e Margarida Carvalho foram, no dia 13 de novembro, às turmas do 1ºB e 1ºC da Escola Básica Raul Lino no âmbito do projeto Ciência de Palmo e Meio. 

    Continuar...
  • As turmas do 7º Ano de Espanhol celebraram, no passado dia 2 de novembro o "Día de los Muertos". Esta é uma tradição mexicana que celebram, com grande furor, os que já partiram. Como é tradição, os alunos pintaram máscaras de caveiras e decoraram um pequeno altar exposto na BE/CRE, alusivo a esta tradição.

    Continuar...
  • Os alunos dos vários ciclos do AEIM já estão a ler as obras selecionadas para a fase de escola do Concurso Nacional de Leitura.

    Continuar...
  • A EBS Ibn Mucana participa, mais uma vez, no Concurso Literacia 3Di.
    As provas decorrerão entre os dias 19 e 30 novembro, sendo realizadas na plataforma produzida pela Porto Editora.

    Continuar...
  • No arranque das dinamizações da Biblioteca Escolar, junto dos alunos do 2ºE, 2ºF e 3ºE da EBFTL, escolhemos o livro “Quando eu nasci” de Isabel Minhós Martins/ Madalena Matoso.

    Continuar...
  • Os alunos da EBFTL preencheram com entusiasmo e criatividade o placarde da Biblioteca Escolar, alusivo a “Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares”. Eis algumas frases escritas pelos alunos dos 1º e 4º anos:

    Continuar...
  • A Secção de Dinamização Cultural da Ibn Mucana promoveu o Concurso de Abóboras Esculpidas para o 1.º Ciclo e os alunos da EB/ JI Raul Lino participaram entusiasticamente apresentando abóboras muito assustadoras! Buuuu...

    Continuar...

9ºG no Banco Alimentar Contra a Fome

Os alunos do 9ºG tiveram uma experiência incrível no fim de semana de 2 e 3 de junho: Foram voluntários na recolha de bens para o Banco Alimentar Contra a Fome!

Desafiados pela sua diretora de turma, Profª Elsa Sousa, os alunos Igor Souza, Inês Santos, Jéssica Micaela, Liliana Moreira, Manuel Silva, Mariana Paixão, Reginaldo Santos e Tatiiana Gaspar, "deram" o seu fim de semana para participarem nesta causa.
O Banco Alimentar contra a Fome recolhe e distribui várias dezenas de milhares de toneladas de produtos e apoiam ao longo de todo o ano, a ação de instituições em Portugal. Por sua vez, estas distribuem refeições confecionadas e cabazes de alimentos a pessoas comprovadamente carenciadas, abrangendo já a distribuição total mais de 390.000 pessoas.
A Dádiva e a Partilha são os valores que definem o espírito que norteia todas as relações que se estabelecem entre os diferentes intervenientes e parceiros desta iniciativa. Estes valores devem refletir-se no funcionamento do dia a dia e guiar a ação. A dimensão humana, naquilo que possui de mais nobre, é assim sempre posta em destaque. O que preside não é o interesse comercial, mas o serviço do Homem pobre, que se encontra numa situação de necessidade, que sofre de privações e de fome.
"Foi uma experiência incrível , apesar de algumas pessoas serem mal educadas... Algumas pegavam no saco e usavam nas compras deles. Tirando essa parte, gostei muito da experiência e repetia se tivesse uma nova oportunidade." (Mariana Paixão)
"Gostei imenso desta nova experiência voltava a repetir mil e uma vezes sem conta. A parte em que fiquei mais desiludida, foi com o facto de muitas das pessoas ignorarem a nossa presença." (Inês Sousa)
Bem hajam meninos pela vossa participação!

OP Cascais 2018


De 3 de novembro a 7 de dezembro, vota nos dois projetos da Ibn Mucana!
OP06 - Requalificação dos Espaços Desportivos da Ibn Mucana
OP20 - Construção de um parque acessível a todos, onde haja lugar para os animais, junto à Ibn Mucana (projeto vencedor do OP Jovem da nossa escola)
Para votar pede o teu código no PBX da escola!

Concurso Literacia 3Di na EBSIM


As provas decorrerão entre os dias 19 e 30 novembro, sendo realizadas na plataforma produzida pela Porto Editora.
O 2ºciclo realiza as provas de Matemática e Ciências e o 3º ciclo participa nas provas de  Português e Inglês.
Consultem o calendário na Biblioteca Escolar.